Publicidade


Começa a valer! INSS poderá bloquear benefício de Aposentados e Pensionistas em fevereiro; veja como evitar

3 fev 2022|Postado em:Notícias

 

Começa a valer! INSS poderá bloquear benefício de Aposentados e Pensionistas em fevereiro; veja como evitar

Saiba como manter o seu benefício do INSS em dia fazendo a prova de vida (reprodução: Arquivo/Agência Brasil)

Evite que os seus benefícios sejam bloqueados por falta de atualização no cadastro do INSS: entenda! 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelos pagamentos de milhões de aposentados e pensionistas em todo o país. E para manter a regularidade é necessário sempre comprovar algumas informações.

Confira a seguir o que você deve fazer para não perder seus benefícios em 2022. Saiba porque o órgão vai cortar alguns depósitos.

Bloqueio dos benefícios do INSS – Prova de vida

Muita atenção: a partir deste mês o Instituto Nacional do Seguro Social pode começar a bloquear benefícios de quem não fez a prova de vida.

É importante ficar atento para os prazos já que foi lançado um novo cronograma que prevê justamente o bloqueio em fevereiro. Contudo, não são todos que poderão ter os valores trancados.

Quem pode ter o benefício do INSS bloqueado em fevereiro são aqueles que não fizeram a prova de vida até dezembro de 2020.

Juntamente com esse grupo, quem deixou de fazer o procedimento até janeiro de 2021 pode ter os pagamentos bloqueados de março a junho de 2022.

Aposentados e pensionistas que estão dentro do prazo correto e precisam fazer a prova de vida em 2022 devem ficar atentos.

É necessário fazer o procedimento normalmente no mês do aniversário. Eventualmente, quem não fizer vai ter os valores bloqueados a partir de julho de 2022.

O bloqueio do benefício do INSS por prova de vida estava suspenso por conta da pandemia, contudo voltou ao normal.

Em outras palavras, a prova de vida é obrigatória em 2022.

Como fazer prova de vida do INSS 2022

Assim como aconteceu em anos anteriores, a prova de vida do INSS em 2022 deve ser feita de duas maneiras: (1) diretamente na agência bancária ou (2) pelo aplicativo do banco – usando biometria facial e/ou digital.

A prova de vida pelo celular, porém, só está disponível para quem já está cadastrado no procedimento e no app do banco.

Benefício do INSS bloqueado, o que fazer?

Finalmente, quem já está com o benefício do INSS bloqueado precisa pedir a liberação do pagamento.

Para isso é necessário ir até a agência bancária em que recebe o benefício. Nesse caso é necessário fazer o recadastramento para receber o benefício do INSS.

O prazo para desbloquear o benefício do INSS é de 90 dias, podendo haver a cassação dos pagamentos depois desse período.

 

Fonte: PRONATEC

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: