Publicidade


Equipamento inflável protege e garante a mobilidade dos motociclistas do Detran-PE

15 mar 2023|Postado em:Notícias

Foto: Janderson Bezerra-Divulgação

Mais proteção para os agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, atuarem nas ruas. Na manhã desta quarta-feira (15), os 25 motociclistas batedores receberam treinamento e novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre eles, jaquetas com airbags. Pioneiro no Nordeste, os agentes de trânsito, especialmente os motociclistas batedores, foram os primeiros a contar com tais equipamentos, que inclui, jaquetas infláveis. Além disso, foram entregues botas com caneleiras, capacetes, calças e luvas apropriadas para as atividades diárias.

A jaqueta segue o padrão do uniforme do efetivo nas cores amarela e preta. No entanto, tem a qualidade têxtil reforçada. Diante de um sinistro, um sistema que dispara a partir de um cilindro de ar, infla toda a vestimenta, formando bolhas resistentes nas áreas do tórax, coluna, ombro e cotovelos. O mecanismo só é acionado com um impacto superior a 25 quilos, como em casos de colisão, e após o acionamento, fica inflado em menos de 1 segundo.

O produto é fabricado em poliéster 600D, que tem um ciclo de abrasão equivalente a 1.033, enquanto o poliéster normal não ultrapassa 150. Já as bolhas infladas são assimétricas, evitando que, ao cair, o motociclista não role desenfreadamente pela via. Para funcionar, a jaqueta fica ligada à motocicleta por meio de uma cordinha que pode ser desconectada pelo piloto ao descer do veículo em situações normais.

Após o acionamento, o próprio motociclista pode esvaziar as jaquetas com um simples movimento na roupa. O material também permite remontar o sistema, por meio de uma chave que acompanha a peça, dando continuidade ao processo. O material também inclui um casaco impermeável e outro com características térmicas. O equipamento tem validade de um ano, quando deve ser renovado para garantir a segurança dos usuários. Em Pernambuco, apenas o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) utiliza o mesmo sistema de segurança.

Assessoria de Imprensa-Jô Lima

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: