Publicidade


Estado divulga organizações sociais classificadas no Chamamento Público para Mulheres

20 dez 2022|Postado em:Notícias

Os projetos classificados estão sintonizados com a temática de gênero, raça, etnia, classe, orientação sexual e geracional

O Governo de Pernambuco reuniu, na tarde desta segunda-feira (19.12), as organizações sociais classificadas no 1º edital de Chamamento Público para a execução de políticas públicas de gênero. A cerimônia foi realizada no Salão das Bandeiras, Palácio do Campo das Princesas, e contou com apresentação da cantora Gerlane Lops. Foram investidos R$ 3,2 milhões, contemplando 55 projetos de 35 instituições. Ao todo, serão beneficiadas diretamente 7 mil mulheres e 35 mil pessoas de forma indireta.

Os projetos foram divididos nos seguintes eixos temáticos: 1. Fortalecimento sociopolítico de mulheres negras; idosas; com deficiência; bissexuais, lésbicas, travestis, transexuais; mulheres do campo e das águas; 2. Autonomia produtiva e econômica das mulheres na perspectiva da economia solidária e do empreendedorismo; 3. Produção de conhecimento em gênero nas áreas de educação, saúde, cultura e esportes; 4. Enfrentamento da violência de gênero contra as mulheres. A lista com o nome das organizações sociais está disponível no site da Secretaria da Mulher (www.secmulher.pe.gov.br).

“Pernambuco se consolidou e se fortaleceu nos últimos anos na execução de políticas públicas para as mulheres. E esse edital foi pensado para englobar vários aspectos, para que as pessoas pudessem pensar, trabalhar e atuar juntas, além de chegar a todas as regiões do Estado com a capilaridade necessária para abranger todos os temas”, destacou o governador Paulo Câmara.

As organizações irão atuar com cursos de formação, seminários, treinamentos e pesquisas visando fortalecer aspectos do enfrentamento da violência de gênero, sociopolíticos, culturais e econômicos, na participação e no controle social, a partir dos princípios da teoria feminista. “Esse foi o primeiro edital de Chamamento Público realizado exatamente para beneficiar, para gente incluir e integrar cada vez mais as organizações sociais ao Governo do Estado”, destacou a secretária da Mulher, Ana Elisa Sobreira.

Estiveram presentes à cerimônia a vice-governadora Luciana Santos; o secretário-chefe de gabinete do governador, Marcelo Canuto; e representantes das organizações sociais. Maria de Fátima Barbosa Belém, da Associação dos Artesãos de Petrolândia – Café com Arte; Maria José Barbosa de Souza Aquino (Zita), do Centro de Mulheres Urbanas e Rurais de Lagoa do Carro e Carpina (CEMUR); Rosimere Nery Peixoto, da Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE); e Isabel Santos, do Centro das Mulheres do Cabo (CMC).

Fotos: Heudes Regis/SEI

Ascom

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: