Publicidade


Hospital Veterinário do Recife completa um ano com mais de 26 mil procedimentos realizados

7 jun 2018|Postado em:Notícias

Para marcar o primeiro aniversário, a Seda ampliou a capacidade de marcação de consultas e castrações com novas linhas telefônicas e vai lançar um cartão de identificação e uma carteira de vacinação

Há um ano, os moradores do Recife que têm animais de estimação, sobretudo os de baixa renda, passaram a contar com atendimento veterinário gratuito para manter seus cachorros e gatos bem cuidados. No dia 08 de junho de 2017, a Prefeitura do Recife inaugurou o Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, onde, de lá para cá, foram realizados mais de 26 mil procedimentos, entre consultas ambulatoriais e emergenciais, vacinação, castração e diversas outras cirurgias.

O aniversário de um ano da primeira unidade de saúde veterinária pública do Norte-Nordeste será comemorado na manhã desta sexta-feira (8), com distribuição de brindespara os cachorros e gatos que estiverem presentes na unidade de saúde, das 8h às 12h. Para marcar a data, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife (Seda) ampliou a quantidade de linhas telefônicas para facilitar a marcação de consultas e castrações, e vai lançar um cartão de identificação dos pacientes e uma carteira de vacinação.

É com muita alegria que comemoramos este primeiro ano de existência do Hospital Veterinário com mais de 26 mil procedimentos realizados em benefício, sobretudo, dos animais da população mais carente e dos protetores de animais, que pela primeira vez passaram a dispor de um atendimento gratuito e de qualidade para manter seus bichinhos bem cuidados. Vamos continuar na luta pela implementação de políticas públicas para os animais do Recife, buscando, a cada dia, melhorar a qualidade de vida dos nossos amigos de quatro patas”, afirmou Robson Melo, secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife.

A partir desta sexta, quem levar seu cachorro ou gato ao hospital poderá fazer o cartão de identificação do animal, com foto, nome, raça, sexo, nome do tutor e um número de cadastro, que facilitará a localização do prontuário do paciente no sistema acessado pelos veterinários. Essa ficha clínica contém, por exemplo, o histórico de doenças do animal, as informações dos atendimentos já feitos na unidade de saúde etc.

Os cachorros e gatos também poderão fazer uma carteira de vacinação personalizada do hospital, que contém, além do espaço para colar o adesivo da vacina tomada e a data da próxima dose, as informações completas do animal, como nome, sexo, raça, espécie, pelagem, data de nascimento e foto; nome do proprietário, endereço e telefone; data das vermifugações etc.

A outra novidade é que o agendamento das consultas para o Hospital Veterinário, que já era feito pelos telefones 3355-9415 e 3355-8179, em horário comercial, agora também pode ser feito pelos números 3446.9126 e 3446.6201. Já as cirurgias de castração, que eram agendadas apenas pelos telefones 3355-8639 e 3355-9413, agora também poderão ser marcadas pelo telefone 3446-9808, das 8h às 12h e das 14h às 17h, nos três primeiros dias úteis de cada mês.

HOSPITAL  Para beneficiar, sobretudo, a população de baixa renda, o Hospital Veterinário do Recife dispõe de três consultórios, uma sala de cirurgia, sala de pós-operatório, sala de vacinação junto com odontologia, laboratório e sala de diagnóstico por imagem. A obra, prevista no plano de governo do prefeito Geraldo Julio, teve custo de R$ 1,5 milhão, em recursos próprios do município. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h – na hora do almoço é feito apenas o atendimento emergencial.

Para esses casos de emergência, não é necessário agendamento prévio, mas o animal passa por uma triagem feita por um médico veterinário, que avalia se o caso é realmente grave ou se o atendimento pode ser agendado. O adulto responsável pelo animal deve levar comprovante de residência, já que a unidade é para os cachorros e gatos do Recife.

Em março, o HVR contratou mais profissionais, passando a contar com um quadro de 14 veterinários, incluindo especialistas em clínica médica, clínica cirúrgica, oncologia, cirurgia ortopédica, diagnóstico por imagem e patologia clínica (exames laboratoriais). Com isso, a unidade de saúde passou a oferecer exames laboratoriais e de ultrassom, além de alguns atendimentos especializados, como os da área de ortopedia, oncologia e odontologia.

O Hospital Veterinário do Recife consolida a política pública de defesa dos animais que vem sendo implementada pela Prefeitura do Recife desde 2013, quando o prefeito Geraldo Julio criou a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. Desde então, a Seda realizou mais de 18 mil castrações gratuitas de cachorros e gatos; mais de sete mil consultas clínicas em mais de 30 mutirões do projeto Veterinários nos Bairros e já promoveu a adoção de cerca de mil caninos e felinos nas feiras de adoção realizadas. Já foram feitas também mais de 500 palestras educativas sobre direitos dos animais nas escolas da rede pública e particular de ensino da capital pernambucana.

Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

Sofia Costa Rêgo
Assessora de Imprensa

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: