Publicidade


‘Não tem como a gente ser o 27º’, dispara o secretário da Fazenda de Pernambuco

17 jun 2021|Postado em:Notícias

 

Julio Jacobina/Arquivo DP

Décio Padilha, secretário da Fazenda do estado, questionou o levantamento do ranking divulgado ontem pelo Banco Mundial, que considera Pernambuco o pior estado do país para fazer negócios. “Não tem como a gente ser o 27º, se fosse assim, não teria nenhuma empresa se instalando por aqui”, pontuou Padilha. As declarações foram dadas ao programa Manhã na Clube, da Rádio Clube AM 720, apresentado pelo titular da coluna Diario Político, Rhaldney Santos.

O secretário também revelou não ser o único que desconfia do levantamento. Padilha afirmou que a Receita Federal está questionando vários pontos do estudo em nível nacional. “A gente não teria o PIB crescendo mais do que o próprio país se estivéssemos em 27º”, comentou, contrapondo a lógica da pesquisa. “O país é muito burocrático, tem que se mudar isso. A gente precisa sim de autocrítica, sabemos que temos que melhorar, agora a posição 27 é impossível”, cravou.

O levantamento do Banco Mundial levou em consideração cinco fatores para a análise: abertura de empresas, obtenção de alvarás de construção, registro de propriedades, pagamento de impostos e execução de contratos. Segundo a pesquisa, São Paulo é a capital que tem a maior pontuação em negócios (59,1 pontos). Recife ocupa a última posição, registrando 51 pontos.

O secretário também comentou sobre os efeitos da pandemia sob a economia de Pernambuco, segundo ele, apesar do coronavírus, 2021 tem demonstrado sinais de melhoras nos indicadores do estado. De acordo com Padilha, 2020 foi um “caos”. “Não dava nem para pagar a folha, a gente não tinha dinheiro para as dívidas e estava tudo fechado. A gente teve que redimensionar todos os gastos do estado, a ajuda federal demorou”, relembrou. Décio ressaltou que, apesar do “caos” de 2020, o estado tem apresentado crescimento no primeiro semestre de 2021. “A gente está em crescimento, 22% nos cinco primeiros meses. O estado tem equilíbrio fiscal. Fechamos azul em 2019, 2020 e vamos fechar azul 2021 também”, assinalou

Eleição 2022

Por ser o secretário da Fazenda, Décio Padilha também poderia estar entre os nomes cotados para a corrida pelo governo em 2022. Quando questionado sobre suas intenções, Padilha comentou que as especulações eram normais, em virtude da gestão e do “equilíbrio fiscal” que sua função desempenha.  “Quem encara a Secretaria da Fazenda não tem medo de qualquer desafio”, afirmou. Entretanto, o secretário destacou que o PSB já tinha muitos candidatos e um “quadro extraordinário”. “Falta de candidato não tem. Acho que já tem muita gente aí importante e preparada para esse desafio”, comentou.

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: