Publicidade


PIS/PASEP 2024: Quando e como receber o abono salarial

2 out 2023|Postado em:Notícias

 

Agências do Trabalho de Pernambuco têm 349 vagas de emprego nesta sexta-feira (8)

Confira as informações sobre o pagamento do benefício para trabalhadores CLT do ano-base 2022

Quem trabalhou registrado com carteira assinada em 2021 já recebeu os valores do PIS/PASEP em 2023. A expectativa agora é sobre a data do abono salarial para os trabalhadores CLT ano-base 2022.

Por isso, os trabalhadores do ano-base 2022 já estão esperando o novo calendário de recebimento do benefício. A boa notícia, é que esse assunto já vem sendo mencionado pelo presidente Lula e tudo indica que a liberação do  abono está mais próximo do que você imagina.

Saiba se quem trabalhou registrado em 2022 vai receber o PIS/PASEP no próximo ano

O programa Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), são dois programas de contribuição social do Brasil.

Esses programas servem para beneficiar quem trabalhou registrado entre 30 dias e 12 meses em empresas privadas ou públicas. Esses programas foram criados para financiar também outros programas de seguridade social.

O PIS possui mais de 50 anos e tinha como objetivo prestar assistência aos empregados que são demitidos sem justa causa. Depois, o programa foi ampliado para que outros benefícios fossem incluídos aos funcionários, como: aposentadoria, doença e licença-maternidade.

O PASEP também segue o mesmo princípio, mas é destinado aos funcionários do setor público. A boa notícia até o momento, é que o abono salarial para quem trabalhou em 2022 deve sair em 2024.

Uma vez que o calendário ficou atrasado devido à pandemia, sendo que quem trabalhou CLT em 2021 já recebeu o PIS/PASEP em 2023. Sendo assim, os valores do ano-base 2022 ficaria para 2024 e o valor já foi confirmado para o próximo ano.

Por isso, a partir do ano que vem, os trabalhadores que atuaram em 2022 com a carteira assinada podem receber até R$ 1.421 de abono. Esse valor foi fixado após a divulgação do novo valor do salário mínimo para o próximo ano, por meio da Lei Orçamentária Anual.

Portanto, esses trabalhadores já podem se preparar para a divulgação do calendário de pagamento em breve, basta acompanhar as novidades.

Data do PIS/PASEP 2024: quando vai sair?

Um documento foi divulgado pelo Governo Federal sobre o pagamento do PIS/PASEP para quem trabalhou registrado em 2022. O documento foi enviado pela ministra do planejamento, Simone Tebet (MDB).

O programa deverá utilizar o piso salarial nacional como base para o pagamento do abono do próximo ano. Os cidadãos que recebem até dois salários mínimos e atuam formalmente há pelo menos cinco anos na CLT têm direito.

Assim como, os funcionários públicos que estão inscritos no programa PASEP têm direito de receber os valores em 2024.

Vale destacar que para cada mês trabalhado no ano-base, o trabalhador receberá uma parcela do benefício. Se o trabalhador tiver cumprido 12 meses do ano base, receberá o equivalente a R$ 1.421 (salário do próximo ano).

No entanto, até o momento, não existem confirmações sobre a data exata do depósito do PIS/PASEP para 2024. A previsão é que o calendário seja divulgado em dezembro deste ano.

É importante que os trabalhadores acompanhem os canais oficiais do Governo Federal e se mantenham atualizados(a) sobre as notícias do programa, a partir do fim deste ano e início do próximo.

 

Fonte: PronaTEC

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: