Publicidade


Projeto +Cidadania LGBT abre inscrições para cursos de qualificação profissional para o segmento

5 out 2022|Postado em:Notícias

Divulgação

Iniciativa, promovida pelo Governo do Estado com execução da Fundação Apolônio Salles, vai disponibilizar mais de 400 vagas para a população LGBT de Pernambuco

Para garantir a qualificação profissional e o enfrentamento aos obstáculos que a população LGBTQIA+ vivencia para se colocar no mercado de trabalho, o Governo do Estado abre inscrições de cursos de capacitação para pessoas desse grupo. Serão 440 vagas disponibilizadas e 18 turmas abertas para 12 cursos que têm de um a três meses de duração. Os interessados devem preencher seus dados e fazer sua opção de curso no formulário digital disponível no link https://bit.ly/3M6EUMV. As inscrições ficam abertas até 9 de outubro.

A iniciativa é parte do Projeto +Cidadania LGBT, construído e coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais e da Coordenadoria de Políticas LGBT. A execução e a certificação dos cursos são de responsabilidade da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe).

Os cursos serão oferecidos em dez cidades pernambucanas: Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Arcoverde, Carpina, Garanhuns, Recife, Serra Talhada, São Lourenço da Mata, Surubim e Vitória de Santo Antão. As opções disponíveis são “Monitor de turismo”, “Programador de sistemas”, “Web designer”, “Costureiro”, “Culinária nordestina”, “Barbeiro”, “Assistente administrativo”, “Penteados e maquiagem”, “Bolos, doces e salgados”, “Lanches gourmet”, “E-commerce” e “Técnicas básicas de manicure e pedicuro”.

De acordo com o secretário da SDSCJ, Edilazio Wanderley, a criação de políticas públicas afirmativas, como iniciativas de capacitação e empregabilidade propostas pelo Projeto +Cidadania LGBT, são essenciais para reverter as barreiras impostas às pessoas desse segmento. “A capacitação e, consequentemente, a empregabilidade são grandes desafios para a população LGBTQIA+, por diversos fatores sociais e discriminatórios, e é essencial entendermos que a luta por cidadania passa pela necessidade de ter acesso à educação e, sobretudo, ao mercado de trabalho”, destaca o gestor, ressaltando o compromisso do Governo do Estado em continuar investindo tanto no processo educacional da população LGBTQIA+ como incentivando e firmando parcerias com empresas públicas e privadas para promover ações de empregabilidade.

A secretária executiva de Segmentos Sociais, Ana Paula da Silva, explica que a escolha das temáticas disponibilizadas no projeto ocorreu com foco no empreendedorismo. “Os cursos do projeto foram desenhados para atingir todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco e oferecer cursos em áreas estratégicas de empresas e que também permitam o desenvolvimento de um perfil empreendedor nos alunos”, afirma.

Ascom

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: