Publicidade


“Rama Pankararu”: um filme que mistura documentário e ficção, inspirado na resistência indígena no sertão pernambucano, estreia no dia 23 de março no Rio de Janeiro e em Pernambuco

20 mar 2023|Postado em:Notícias, Sertão

 

Crédito: Divulgação

O filme “Rama Pankararu”, estreia no dia 23 de março. É uma obra que mescla documentário e ficção inspirado na realidade vivida pela comunidade indígena localizada no sertão pernambucano. A obra chega às telonas pernambucanas e cariocas primeiro. Em exibição no Grupo Estação (RJ) e no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (PE).

Gravado em 2019 e 2020, o filme traz a história de uma jornalista que sai do Rio de Janeiro para cobrir um incêndio criminoso (real), em uma escola localizada no sertão pernambucano, após as eleições de 2018.

Dirigido por Pedro Sodré e produzido pela Copa Filmes, o longa fornece um olhar imersivo sobre a resistência do Povo Pankararu. Vencedor de três prêmios, de Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor atriz para Bia Pankararu e Melhor Longa eleito pela crítica da Abraccine durante o 26ª Festival de Pernambuco.

Depois do lançamento de seu primeiro longa, a ficção “Rio Mumbai” (2018), o diretor optou por voltar ao propósito que o fez escolher a sétima arte. “Voltei às origens do que pretendo fazer no cinema, o ‘cinema-verdade”, ou seja, um filme de ficção ancorado na realidade, com pessoais reais que vivem seus próprios personagens”, contou.

A ideia de construir um roteiro com os próprios personagens foi facilitada pelo encontro com Bia Pankararu, indicada para o trabalho de produção, mas que logo passou a ser protagonista do filme e co-roteirista.

“Esse filme tem muitas camadas, mas para mim o mais importante é passar a cultura Pankararu, que se manifesta através de ações”, finaliza o diretor sobre o elenco e a sobre a autenticidade da aldeia, que ele retratou nas telas.

Bia (Bia Pankararu) e Paula (Tássia Leite) em cena de “Rama Pankararu ”, de Pedro Sodré. Crédito: Saulo Nicolai

Os pankararus são um grupo indígena brasileiro que habita as proximidades do médio rio São Francisco, nos limites dos municípios de Tacaratu e Petrolândia, ambos no estado de Pernambuco, e o Norte da Serra do Ramalho, no município de Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia.

Fonte: Agência de Notícias das Favelas

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: