Publicidade


Sara e vinculadas estabelecem processo de parceria com Espaço Feminista para implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

11 jul 2018|Postado em:Notícias

CRÉDITO DAS FOTOS: Edilson Júnior/SARA

Encontro também contou com a presença de representante da Landesa, ONG americana que faz parcerias para garantir o direito legal à terra para as famílias mais pobres do mundo

 

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Wellington Batista, e representantes das vinculadas da pasta receberam para reunião integrantes do Espaço Feminista, além da representante da Landesa Rural Development Institute, Gina Alvarado. O objetivo foi estabelecer um processo de parceria para implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, de acordo com a Agenda 2030, um plano global composto por 17 objetivos (ODSs) e 169 metas para que esses países alcancem o desenvolvimento sustentável em todos os âmbitos até 2030.

Na ocasião, houve a apresentação dos dados da pesquisa “Utilizando a Agenda 2030 para Fortalecer o Direito das Mulheres à Terra”, realizada nos municípios de Bonito e Caruaru com 469 pessoas, das quais 409 mulheres, das áreas urbanas e rural. “Dentre outros aspectos, identificamos que apenas 12% das terras estão nas mãos de mulheres, apesar de representarem 54% da população. Em espaço, elas só detêm 5,5% da área agricultável, o que demonstra uma profunda desigualdade e a importância de se trabalhar a questão da terra, na valorização do protagonismo das mulheres”, esclareceu Patrícia Chaves, diretora executiva do Espaço Feminista, ONG membro de várias coalizões internacionais e que tem parceria com a Landesa.

Esta foi a segunda reunião realizada entre a SARA e a ONG Espaço Feminista. “Desde a primeira reunião, avançamos no diagnóstico e na decisão para que as nossas vinculadas implementem nos seus programas existentes parcerias para o fortalecimento das políticas públicas, especialmente as voltadas para as mulheres, contribuindo no que está ao nosso alcance para a gestão democrática participativa, ampliando cada vez mais a participação do Governo de Pernambuco nessas políticas”, avaliou o secretário.

Dentre os programas da SARA voltados para as mulheres, podem-se destacar os executados pelo Iterpe, como o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF); os títulos de Concessão de Direito Real de Uso e os títulos de domínio (definitivos), emitidos por meio das ações de Regularização Fundiária.

Estiveram presentes o secretário executivo de Agricultura Familiar (Seaf), José Cláudio, com a equipe, Adriana Queiroz, gerente do Programa Pernambuco Mais Produtivo; Gisele Piccirilli, do apoio aos convênios do Programa Pernambuco Mais Produtivo; e Rosa Lira, secretária executiva do secretário José Cláudio; o presidente da Adagro, Paulo Roberto de Andrade Lima; o diretor de Extensão Rural do IPA, Albérico Rocha; e Carmy Nunes, técnica de Desenvolvimento Social do Iterpe, representando o presidente da instituição, André Negromonte.

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: