Publicidade


Secretário de Desenvolvimento Social dialoga com movimento quilombola e anuncia ações para o segmento

13 maio 2022|Postado em:Notícias

Secretário de Desenvolvimento Social dialoga com movimento quilombola e anuncia ações para o segmento

Foto: Marcelo Vidal/SDSCJ

Durante o encontro, o gestor anunciou a universalização das cozinhas comunitárias no Estado e participou de ato no Palácio do Campos das Princesas

Para fortalecer o movimento quilombola e se inteirar das demandas específicas do grupo, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Edilazio Wanderley, esteve com representantes de quilombos pernambucanos em um café da manhã no hall da Secretaria de Cultura do Estado, no bairro da Boa Vista, na manhã desta quarta-feira (12). O encontro, uma ação conjunta entre as secretarias, garantiu o intercâmbio de ideias e propostas entre os presentes.

Durante a ocasião, o secretário da SDSCJ anunciou a universalização das cozinhas comunitárias no Estado, equipamentos da política da segurança alimentar e nutricional que garantem alimentação saudável para a população em vulnerabilidade social. “Já temos recursos para a implementação de 97 cozinhas comunitárias e conseguimos a liberação de investimentos para inaugurar mais 83 unidades e, assim, atingir todo o território pernambucano. Com esse feito vamos alcançar não só os anseios da gestão municipal, mas também a de quem está necessitado de alimentação nutritiva”, pontuou Edilazio, que completou frisando o compromisso do Governo do Estado em garantir que o equipamento também dialogue com os produtores rurais e utilize da produção agrícola local.

Em seu discurso, o secretário reforçou a importância da integração entre as secretarias governamentais e destacou que o conceito de desenvolvimento social perpassa pela união de várias áreas. “A gente entende que desenvolvimento social não é apenas a assistência social ou a discussão da inclusão dos segmentos sociais. É muito além. Perpassa pela educação, saúde, cultura e tantas outras secretarias que temos no Governo do Estado de Pernambuco, por isso, faremos política pública envolvidos em mais ações conjuntas”, afirmou o gestor.

O momento contou também com a presença do secretário de Cultura, Oscar Barreto, e gestores estaduais e parlamentares.

Educação quilombola – Ao final do encontro, o grupo seguiu junto aos secretários para o Palácio do Campos das Princesas onde o governador Paulo Câmara sancionou a lei que garante a contratação, por meio de seleção pública, de professores de educação escolar indígena e de educação escolar quilombola. A norma vai garantir que o ensino nos locais seja conduzido por educadores com capacidade técnica para preservar as origens de cada grupo e fortalecer as tradições.

 

Ascom SDSCJ

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: