Publicidade


UFPE já produziu mais de 20 mil protetores faciais em 3D

5 fev 2021|Postado em:Notícias

 

Foto: UFPE/Divulgação

Desde o início da pandemia, os laboratórios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com sede no Recife, já produziram 20,7 mil protetores faciais. Utilizando a tecnologia de terceira dimensão, as peças do tipo Face Shield vêm sendo destinadas a profissionais de saúde do estado, além de servidores da instituição de ensino. Segundo a direção, a próxima fase deve ampliar a produção, contando com divisórias de acrílico e outras soluções de biossegurança para o enfrentamento da crise gerada pela pandemia.

De acordo com a universidade, os protetores faciais são doados a hospitais pernambucanos que atendem casos de Covid-19, inclusive o Hospital das Clínicas da UFPE. Os servidores que precisam atuar em atividades essenciais também podem receber os equipamentos de proteção, aumentado a segurança no ambiente de trabalho.

A produção dos escudos faciais acontece no Centro de Artes e Comunicação (CAC). O trabalho é desenvolvido pelos Laboratórios Grea3D (Grupo de Experimentação em Artefatos 3D), vinculado ao Departamento de Expressão Gráfica, e o LaCA² (Laboratório de Concepção e Análise de Artefatos Inteligentes), do Departamento de Design.

“A maioria das pessoas protegidas com os escudos trabalham na linha de frente, nos levando a entender que esse trabalho impactou na diminuição do contágio deste vírus”, explica o professor Sadi Seabra. “O impacto é grande no sentido de salvar vidas, porque uma vida salva não tem preço”, afirma o também professor, Walter Correia.

SEGUNDA FASE

Segundo a UFPE, o projeto passará a se chamar FabriCAC e continuará com a produção de face shields e  outros produtos a serem utilizados no enfrentamento da pandemia, no contexto da retomada das atividades híbridas da instituição. Entre as peças, estão escudos de acrílico instalados em locais de atendimento ao público. Também está em estudo o espaçador de máscara, que poderá ser usado por estudantes de Música/Canto durante as aulas práticas. Com ele, o aluno poderá manter a máscara em uso sem que ela atrapalhe a performance de canto.
Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: