Publicidade


Uso de máscara nas áreas internas dos campus da UFPE passa a ser facultativo

12 set 2022|Postado em:Notícias

Foto: UFPE/Divulgação

O Grupo de Trabalho de enfrentamento à Covid-19 da UFPE, em sua reunião no dia 2 deste mês, retomou as discussões relacionadas ao uso de máscara de proteção respiratória, com base nas medidas sanitárias das autoridades do Estado de Pernambuco. Diante do debate realizado, considerando-se o atual cenário epidemiológico (redução de casos e óbitos por covid-19; redução da proporção de positividade nos testes de covid-19; e avanço da taxa de vacinação contra a doença), houve o entendimento de facultar o uso de máscara de proteção respiratória para a comunidade universitária em ambientes abertos ou fechados na instituição, excetuando-se para pessoas com síndromes gripais. Permanece a recomendação de utilização de máscaras para as pessoas com comorbidade e em locais fechados com grande aglomeração.

O uso obrigatório de máscaras faciais deverá continuar durante a utilização do transporte institucional, envolvendo os ônibus coletivos de responsabilidade da UFPE e também na educação infantil. Nos espaços institucionais com atendimento em saúde, como hospital, clínicas-escola e núcleos de apoio a estudantes e servidores (as), a medida mantém-se restritiva.

O GT Covid UFPE reforça a importância da comprovação vacinal contra a covid-19, estabelecida pela Resolução Consuni 01/2022, alinhada aos calendários de imunização locais, e reconhece a adesão da comunidade quanto a medidas protetivas em todos os momentos da pandemia. O grupo de trabalho reforça a importância das diretrizes institucionais para continuidade das atividades presenciais e orienta medidas de convivência com atenção à preservação da saúde individual e da coletividade.

O serviço de testagem da UFPE continua à disposição das pessoas da comunidade universitária com sintomas gripais e também daqueles (as) que tiveram contato com pessoas acometidas de covid-19. Continua em funcionamento a plataforma UFPE Saúde Digital, além do teleatendimento para síndromes gripais, estimulando ao corpo social da instituição a procura das iniciativas institucionais de enfrentamento à Covid-19.

No último dia 9, as Diretorias de Centros Acadêmicos dialogaram a respeito do tema junto à gestão central, posicionando-se favoravelmente à flexibilização do uso de máscaras, quando couber.

A flexibilização do uso de máscara pode ser reavaliada a qualquer momento de agravamento nos critérios epidemiológicos para convívio seguro, viabilizando a melhor tomada de decisão no enfrentamento de todo e qualquer desafio emergencial em saúde.

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: