Publicidade


Chimpanzé Sena celebra 66 anos com programação “digna de rei” no Parque de Dois Irmãos

19 ago 2023|Postado em:RECIFE

 

Foto: Ascom Semas

Considerado o chimpanzé mais velho do Brasil, de acordo com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB)

Com direito a bolo fit de banana, caixa de presente repleta de frutas e uma programação recheada de atividades, o Chimpanzé Sena celebrou a chegada dos seus 66 anos com uma festa “digna de rei”, nesta sexta-feira (18), no Parque Estadual Dois Irmãos.

Considerado o chimpanzé mais velho do Brasil, de acordo com informações da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Sena é um dos moradores mais queridos do Parque Dois Irmãos.

*Trajetória*

Resgatado de um circo, o primata da espécie Pan Troglodytes chegou ao Zoológico do Recife, em 1972, aos 15 anos. Após uma consulta com especialistas, foi constatado que Sena não poderia retornar para a natureza e, por isso, o Parque de Dois Irmãos o acolheu. Ele vive no Zoo há mais de 50 anos.

“Sena é um animal que a gente tem muito cuidado. Primeiro, pela idade avançada dele, além de ser muito querido pela equipe técnica e pelos visitantes. Ele tem um nutricionista, que é o zootecnista, ele tem um psicólogo, que é o biólogo, e também o médico, que é o veterinário. Para que ele possa viver o máximo de tempo possível com a gente”, ressalta a veterinária e gerente técnica do Parque Estadual Dois Irmãos, Fernanda Justino.

*Dia especial*

A programação do dia dedicado à Sena teve início bem cedinho, às 9h, com a oferta do bolo e a entrega da caixa-presente, além do parabéns silencioso, já que o animal tem intolerância ao barulho.

Para os visitantes, o Parque de Dois Irmãos preparou dois polos de atividades infantis. Um, intinerante – que ficou ao lado do recinto do chimpanzé – com brincadeiras, pinturas e jogos voltados a curiosidades sobre a vida do primata.

O outro ponto fixo, no polo de Educação Ambiental, contou com o tabuleiro ecofauna, contação da história de Sena com fantoches, circuito salve a floresta, dança de perguntas e pinturas.

Além disso, houve uma edição especial do Zoo Bastidores. “Os visitantes puderam acompanhar, de perto, a preparação da bandeja alimentar do chimpanzé Sena. O encerramento da programação ocorreu com um caça-tesouro especial”, conclui Fernanda Justino.

*Segurança Viária*

A celebração do aniversário de Sena, também foi marcado com a entrega do projeto de urbanismo tático – desenvolvido pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) – que fica no entorno da Praça Farias Neves, em frente ao Parque de Dois Irmãos.

O novo desenho viário trouxe mais travessias e espaços de pedestres, além de elementos de adequação de velocidade, com o objetivo de melhorar o trânsito e dar mais fluidez à entrada do Parque.

“A ideia foi organizar o comércio dos ambulantes e o trânsito, que muitas vezes, os carros passavam em alta velocidade e não tinha o ordenamento local que acabava atrapalhando o funcionamento do Parque de Dois Irmãos”, ressalta Marina Falcão, gerente geral do Parque Estadual Dois Irmãos.

*Requalificação*

O projeto faz parte da requalificação da Praça Farias Neves que tem a parceria do Parque de Dois Irmãos, da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon), da Lafepe (órgão adotante da praça) e da Neoenergia.

“A praça é importante porque é uma obra de Burle Marx tombada e estava sendo muito mal utilizada pelos indivíduos. A gente viu como cada um poderia contribuir e melhorar o uso público da frente do Parque de Dois Irmãos”, conclui Marina Falcão.

Para o dono do restaurante há 10 anos, em frente ao Parque de Dois Irmãos, Paulo Ramos, o projeto de segurança viária foi muito positivo. “Vai melhorar a organização da praça e vai até dar mais visibilidade para o meu comércio, que ficava camuflado com as barracas desordenadas aqui na frente”, conta.

Ascom Semas PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: