Publicidade


Filhotes de tartaruga nascem na praia de Boa Viagem, no Recife

22 fev 2022|Postado em:RECIFE

Imagens mostram o momento em que filhotes de tartaruga que acabaram de nascer seguem para o mar na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife (veja vídeo). O registro foi feito nas primeiras horas desta terça-feira (22).

Segundo o técnico de meio ambiente voluntário Adriano Artoni, foram cerca de 90 filhotes da espécie Lepidochelys olivacea, mais conhecida como tartaruga-oliva, espécie que corre risco de extinção.

O ninho, que ficava na altura do Terceiro Jardim de Boa viagem, já vinha sendo monitorado e a eclosão dos ovos aconteceu por volta das 5h, explicou Artoni. A soltura dos filhotes foi acompanhada por voluntários e também por policiais militares.

O empresário Tiago Baracho é um apaixonado por animais e fez registro em vídeos e fotos do nascimento das tartarugas.

A tartaruga-oliva é uma espécie em perigo de extinção, segundo classificação do Ministério do Meio Ambiente. O projeto Tamar aponta que, a cada temporada, há cerca de 10.500 ninhos dela. Quando adultas, costumam ter até 72 centímetros de casco e pesar 50 quilos.

O nascimento dessa espécie ocorre entre 45 e 70 dias após a fêmea depositar os ovos na areia. Matar, perseguir ou capturar tartarugas-marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa.

g1 questionou à prefeitura do Recife sobre o monitoramento de ninhos de tartaruga na orla da cidade e a Secretaria de Meio Ambiente explicou que esse é um trabalho feito pelo governo estadual.

Outros registros

 

No começo do mês, um motorista flagrou o momento em uma tartaruga volta para o mar, logo após fazer um ninho na praia do Janga, em Paulista, no Grande Recife. O oceanógrafo Claudio Beline analisou as imagens e disse que é uma tartaruga-de-pente, espécie ameaçada de extinção (veja vídeo).

Em Jaboatão dos Guararapes, também na Região Metropolitana, 112 filhotes de tartaruga da espécie cabeçuda, também conhecida como tartaruga-mestiça, nasceram na praia de Piedade no dia 2 de fevereiro.

Fonte: g1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: