Publicidade


Linha Centro do Metrô do Recife para de funcionar e 17 estações ficam fechadas por três horas; linhas de ônibus são reforçadas

2 fev 2023|Postado em:RECIFE

As 17 estações dos ramais Camaragibe e Jaboatão da Linha Centro do Metrô do Recife ficaram sem funcionar das 5h às 8h desta quinta-feira (2). Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a paralisação de três horas foi causada por um problema na rede aérea, por onde os trens recebem energia (veja vídeo).

Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram filas formadas por passageiros surpreendidos pela suspensão do funcionamento da Linha Centro. Por causa dessa paralisação, linhas de ônibus foram reforçadasA Linha Sul e o Ramal Cabo de Santo Agostinho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) funcionaram normalmente nesta manhã.

A Linha Centro passa pelos municípios do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e de Camaragibe e recebe, diariamente, 180 mil passageiros. O metrô inicia o funcionamento, normalmente, às 5h, mas a CBTU informou que o sistema metroviário começou a apresentar problemas na rede aérea na noite da quarta-feira (1º).

Isso aconteceu por volta das 21h45. Com isso, a Linha Centro passou a operar com via singela, quando apenas uma via é utilizada pelos trens nos dois sentidos.

Por meio de nota, a CBTU afirmou que atua na resolução do problema desde então e que está “trabalhando ininterruptamente para sanar o problema”. Até a última atualização desta reportagem, as estações da Linha Centro do Metrô do Recife seguiam sem funcionar.

Reforço de linhas de ônibus

Para tentar minimizar os transtornos causados pelo problema no metrô, o Grande Recife Consórcio de Transporte colocou em prática um plano de contingência, com o reforço das seguintes linhas de ônibus:

  • 200 – TI Jaboatão (Parador);
  • 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista);
  • 2480 – TI Camaragibe (Derby).

 

Além dessas, também foram ativadas três linhas especiais: Jaboatão/Barro, Barro/Afogados/Joana Bezerra e Camaragibe/TIP.

Transtornos

Mesmo com o reforço de linhas de ônibus para amenizar a situação nos terminais, muitos passageiros continuaram enfrentando transtornos para chegar ao trabalho e outros compromissos.

Em entrevista ao Bom Dia PE, a técnica de enfermagem Josilene, que mora em Camaragibe, no Grande Recife, e trabalha na Imbiribeira, na Zona Sul da capital, reclamou da falta de informação.

“É um absurdo. Eles fazem isso, mas não comunicam os passageiros, é um descaso com a gente”, contou a passageira.

Assim como Josilene, Anderson Luis de Souza também mora em Camaragibe e trabalha no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife.

“Isso [o problema] começou desde as 20h de ontem. Passei quase 45 minutos na estação do Barro. Claramente, já estava com problemas e ninguém avisou nada. E hoje essa surpresa, que não é surpresa, né? Esse metrô quebra o tempo todo”, declarou.

Problemas recorrentes

 

Ao longo de 2022, o Metrô do Recife quebrou 57 vezes, o que corresponde a praticamente uma pane a cada seis dias. , de acordo com a CBTU. Relembre os casos mais recentes:

 

Fonte: g1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: