Publicidade


Live ambiental do Parque de Dois Irmãos debate a importância das serpentes na Biodiversidade

24 jun 2020|Postado em:RECIFE

Encontro reúne especialistas em répteis e será transmitido pelos perfis das redes sociais da Semas e Parque, no Facebook e YouTube, simultaneamente

Apresentar as diferentes espécies existentes na Mata Atlântica e mostrar a importância no ciclo ecológico da Biodiversidade das cobras e serpentes será o tema da live ambiental “Minha amiga cobra: conheça as serpentes da Mata Atlântica”, que será realizada na próxima sexta (26), às 18 horas. O debate é promovido pelo Parque Estadual de Dois Irmãos, equipamento público coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE). O encontro será  aberto ao público, com transmissão simultânea pelos perfis das redes sociais da Semas e do Parque de Dois Irmãos, no Facebook e YouTube.

A live ambiental reunirá especialistas em répteis do zoológico de Dois Irmãos, como o biólogo responsável pelo setor, Pedro Nascimento; o diretor do Centro Amazônico de Herpetologia, Breno Almeida; a pesquisadora e coordenadora do laboratório de Anfíbios e Répteis da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Ednilza Maranhão, e terá como mediadora a gestora do Parque, Paula Falbo. Um dos principais objetivos é mostrar as diferenças entre as cobras e serpentes, desmistificar que todas são venenosas e apresentar a importância delas na natureza.

As serpentes possuem algumas curiosidades como, por exemplo, nem todas são perigosas ou peçonhentas; é através da língua bifurcada, que funciona como uma antena, que faz com as serpentes sintam, cheirem e consigam tatear o ambiente, ou que é apenas uma lenda que as Jiboias são venenosas. Elas podem causar sérios acidentes se forem encontradas fora da natureza e forem perturbadas por pessoas que não tenham habilidades para manuseá-las.

O Parque de Dois Irmãos possui atualmente sete serpentes, entre elas : 2 Salamantas de Mata Atlântica; 1 Salamanta da Caatinga; 1 Suaçuboia; 1 Píton reticulada (considerada a maior espécie do mundo, que pode chegar a medir 11 metros de comprimento) e 2 Píton-de-burma (sendo uma albina e uma de padrão de pele comum). Já o Centro Amazônico de Herpetologia possui uma coleção de mais de 1.200 serpentes, sendo 50 animais de 8 espécies diferentes nativas da Mata Atlântica.

Serviço

O quê: Lives “Minha amiga cobra: conheça as serpentes da Mata Atlântica”

Quando: 26 de junho de 2020 às 18 horas

Onde: Transmissão pelos perfis:

facebook.com/semaspe

facebook.com/zoodoisirmaos

youtube.com/semaspernambuco

CONHEÇA OS PARTICIPANTES

Live: “Minha amiga cobra: conheça as serpentes da Mata Atlântica”

 

Paula Falbo

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, tem MBA em gerenciamento de projetos, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Foi coordenadora administrativa da APDI, em 2014. Atuou como Assessora de Projetos do Parque de Dois Irmãos, entre 2012 e 2015. Foi secretária Adjunta da Secretaria de Estadual de Juventude do Estado do Maranhão, 2015 a 2018. É a atual gerente geral do Parque de Dois Irmãos, equipamento ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco

 

Pedro Nascimento

Formado em Biologia pela Faculdade Frassinete do Recife (Fafire), e pós-graduando em Zoologia pela Faculdade Novo Horizonte, de Vitória de Santo Antão. É o responsável técnico pelo setor de répteis do Parque Estadual de Dois Irmãos.

Breno Almeida

Biólogo com bacharelado e licenciatura pelo Centro Universitário do Pará e atual Diretor do Centro Amazônico de Herpetologia, no Pará.

Ednilza Maranhão dos Santos

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), coordenadora e pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis da UFRPE, líder do grupo de pesquisa Conservação e Uso sustentável do Bioma Caatinga e membro da Câmara Técnica para estudos e análise de áreas para criação de Unidades de Conservação no Bioma Caatinga. Docente dos programas de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da UFRPE e do mestrado profissional em Ensino de Biologia (Profibio), tem experiência na área de ensino e pesquisa zoológica, com ênfase em Herpetologia.

Colaboração da Assessoria

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: