Publicidade


Parque participa de live ambiental sobre conservação dos jacarés

15 jul 2020|Postado em:RECIFE

Encontro reúne biólogos da UFPE e do Parque Estadual de Dois Irmãos para debater sobre as experiências de conservação dos crocodilianos – répteis de grande porte como crocodilos e jacarés -, na região Nordeste, com transmissão pelos perfis do Instagram @zoodoisirmaos e @paulobraga.bio

Você sabe qual a importância do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) na conservação de espécies de animais da fauna silvestre? Intitulada conservação “ex situ”, ou seja, aquela realizada fora do ambiente natural, feita em zoológicos ou criadouros licenciados, ela tem papel fundamental na reprodução das espécies sob os cuidados humanos e no apoio às pesquisas científicas. Para debater os recentes estudos desenvolvidos com os jacarés no Nordeste, o biólogo Pedro Nascimento, do Parque de Dois Irmãos, conversa com o especialista em doutorando em biologia animal pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Paulo Braga, que coordena a live ambiental sobre o tema “Croc Talk – Conservação de crocodilianos in situ e ex situ: PEDI como exemplo”.

O encontro acontece amanhã (16/07), às 19h, com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), e será aberto ao público com transmissão pelos perfis do Instagram @zoodoisirmaos e @paulobraga.bio.

O biólogo Paulo Braga é membro do Grupo de Especialistas em Crocodilos (CSG), vinculado à União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN, que integra mais de 100 grupos de especialistas em conservação da espécie. Na sua atuação, o pesquisador vem realizando um ciclo de debates intitulado Croc Talk, com pesquisadores de todo o país. No Nordeste, o debate com o Parque de Dois Irmãos é o segundo realizado com especialistas da área.

Para a gerente do Parque Estadual de Dois Irmãos, Paula Falbo, “com esta live teremos a oportunidade de falarmos sobre o importante papel da universidade, além do apoio e incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tendo como objetivo  a preservação do ambiente natural , como prevê o plano de manejo da nossa unidade de conservação”, ressaltou

Já Pedro Nascimento, responsável técnico do setor de répteis do equipamento, destacou o intercâmbio entre instituições e pesquisadores: “Será uma conversa sobre a importância dos crocodilianos, com destaque para os trabalhos que estão sendo realizados pelos especialistas”.

O Parque de Dois Irmãos é parceiro do projeto de pesquisa sobre a ecologia de crocodilianos, que conta com a participação de professores e estudantes do departamento de zoologia da UFRPE.

Serviço

O quê: Live “Croc Talk – Conservação de crocodilianos in situ e ex situ: PEDI como exemplo”.

Quando: 16 de julho de 2020, às 19 horas

Transmissão pelo Instagram: @zoodoisirmaos e @paulobraga.bio

CONHEÇA OS PARTICIPANTES

Live: “Croc talk – Conservação de crocodilianos in situ e ex situ: PEDI como exemplo”.

Paulo Braga

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Saúde Humana e Meio Ambiente pela UFPE e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFPE. Atuou como voluntário no Parque Estadual de Dois Irmãos e como estagiário do Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos (LEHP) e do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (L.I.A.R.) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é pesquisador colaborador do L.I.A.R. e membro do IUCN SSC Crocodile Specialist Group.

Pedro Nascimento

Formado em Biologia pela Faculdade Frassinete do Recife (Fafire), e pós-graduando em Zoologia pela Faculdade Novo Horizonte, de Vitória de Santo Antão. É o responsável técnico pelo setor de répteis do Parque Estadual de Dois Irmãos.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: