Publicidade


PCR lança plataforma de formação para profissionais de saúde

6 out 2020|Postado em:RECIFE

Fotos: Ikamahã/Sesau PCR

Mais de dez mil trabalhadores serão beneficiados com a Escola de Saúde do Recife, que tem como objetivo formar e qualificar os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura do Recife lançou, nesta segunda-feira (5), uma plataforma online voltada para a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais de saúde que atuam no município. Operando como um canal permanente de educação, a Escola de Saúde do Recife (ESR) vai beneficiar mais de dez mil profissionais, entre efetivos, contratados temporariamente, terceirizados e gestores, além dos 216 residentes dos Programas de Residência em Saúde da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife. Os servidores poderão se cadastrar para ter acessos aos cursos e palestras da ESR através do link: escoladesaude.recife.pe.gov.br.

A Escola de Saúde de Recife foi formalizada através do Decreto 34.028, publicado no Diário Oficial do último sábado (3). Tendo como modalidade o ensino híbrido, presencial e online, a Escola vai contar com atividades de ensino, pesquisa e extensão para que os profissionais aprimorem os seus conhecimentos e contribuam para a constante melhoria da qualidade da prestação de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O corpo técnico da ESR será formado por profissionais experientes na área de formação e educação na saúde.

De acordo com a Diretoria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Degtes), o foco da Educação Permanente em Saúde é o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, a democratização das relações de trabalho e as ações para a melhoria das condições de trabalho e valorização dos profissionais do SUS. “A Escola de Saúde nasce a partir de um olhar da gestão para qualificar cada vez mais os profissionais, melhorando, assim, a prestação de serviço e proporcionando uma maior qualidade na assistência aos usuários”, explica a gestora da ESR, Valderez Ribeiro.

Os cursos ofertados pela Escola serão de curta e média duração, na modalidade presencial e à distância (pela plataforma), e vão ser desenvolvidos pela Sesau, bem como em parceria com instituições de ensino superior. Entre os cursos já programados estão o Ciclo de Atualização da Atenção Básica, Curso de Formação para Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (asaces) e o curso de biossegurança odontológica em tempos de pandemia.

Além de auxiliar no desenvolvimento dos trabalhadores que já atuam na área de saúde, a Escola de Saúde do Recife também vai contribuir com o processo de formação de novos profissionais através da integração ensino-serviço, mantida com as instituições de ensino de nível médio, superior e pós-graduação. Atualmente, a rede municipal de saúde oferta mais de 20 mil vagas de estágio por ano, para estudantes de 18 instituições de ensino superior e 14 de nível médio.

“O profissional de saúde está sempre em formação ao longo da sua carreira. Então, a Escola de Saúde do Recife foi pensada a partir da percepção da educação permanente e do pensamento de que todos sempre têm algo a aprender. Além disso, a plataforma é um canal participativo e de escuta democrática dos nossos mais de dez mil colaboradores da Sesau”, afirma o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Além dos cursos, a Escola de Saúde vai disponibilizar materiais para estudo, documentos normativos para o processo de trabalho da rede de saúde e poderá realizar eventos online que estejam relacionados às prioridades de saúde pública. No Espaço Conexão Covid-19, os profissionais terão acesso a textos, indicações de vídeos e outros materiais sobre a doença.

Também serão realizados debates online e webinários que vão discutir temas atuais, de interesse dos profissionais de saúde. Os Programas de Residência em Saúde da Sesau e mais de dez instituições de ensino superior, por meio dos cursos de pós-graduação, vão auxiliar na realização dessas discussões.

BALANÇO – Entre 2014 e 2020, mais de 28 mil profissionais participaram de cursos e oficinas oferecidas pela Sesau. Entre os meses de janeiro e março deste ano, foram realizadas mais de 70 atividades de formação sobre a covid-19, em caráter presencial, com a participação de mais de 1.860 profissionais.

Outra estratégia da Sesau foi a criação de um grupo de discussões online, via WhatsApp, sobre a covid-19. Ao todo, mais de 2.400 profissionais da Atenção Básica à Saúde, como médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, foram alcançados pela iniciativa, que permanece ativa.

A produção do aplicativo Aprenda em Todo Lugar, que traz orientações sobre os protocolos de atendimentos aos casos de covid-19 e uso correto e seguro dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), foi outra estratégia da Sesau para enfrentamento ao novo coronavírus. No app, foram disponibilizados vídeos de caráter pedagógico e informativo para que os profissionais de saúde tenham acesso a informações seguras sobre os cuidados necessários para conter o vírus. A ferramenta já teve quase quatro mil visualizações.

ASCOM

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: