Publicidade


Pernambuco apresenta políticas de baixo carbono em seminário nacional  

28 set 2020|Postado em:RECIFE

Imagem por Fotos Livres de Pixabay

Encontro on-line vai debater as estratégias de Pernambuco e suas contribuições nas políticas de mitigação das emissões dos Gases de Efeito Estufa

O Governo de Pernambuco vai apresentar, nesta terça (29), às 14h30, suas principais propostas para mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no seminário nacional “Inovações pelo Clima: estratégias estaduais para a construção do Brasil carbono neutro”. O objetivo é que as ações locais contribuam diretamente para o país atingir as metas firmadas no Acordo de Paris. O evento online – promovido pelo Centro Brasil no Clima (CBC) – terá como expositor o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti.

Bertotti vai expor as políticas de inovação e as estratégias desenvolvidas para contribuir na diminuição das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e ajudar ao país avançar rumo a meta de ser Carbono Neutro até 2060. A plataforma pernambucana tem ênfase nos setores discutidos na Proposta Inicial de Implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), estabelecidas no Acordo de Paris, em 2015. Elas estão relacionadas às áreas: florestas, agricultura e pecuária, transportes e mobilidade, cidades e resíduos, energia, indústria e instrumentos econômicos para a descarbonização.

“Sabemos do momento de emergência climática que se vive hoje e, por isso, Pernambuco trabalha continuamente para diminuir o impacto das emissões de CO2. Estamos elaborando metas para os setores produtivos reduzirem suas emissões, com base no 1º Inventário de GEE do Estado. O Fórum Clima segue suas atividades, com ampla participação da sociedade civil. Também atuamos em outras frentes para contribuir nesse debate, como estímulo a elaboração de projetos para editais de popularização da ciência; projetos de contenção de avanço de coral-sol; ordenamento de atividades náuticas em áreas de proteção e mais. Tudo isso visa ao desenvolvimento de uma economia mais resiliente e sustentável”, declarou Bertotti.

O seminário também reunirá ainda Artur Lemos, secretário de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul; Maurício Moleiro Phillip, coordenador de Mudanças Climáticas do Mato Grosso; Luis Henrique Piva, secretário executivo de Meio Ambiente do Amazonas; Guilherme Syrkis, diretor executivo do Centro Brasil no Clima; e Marianna Albuquerque coordenadora adjunta do projeto SPIPA do Centro Brasil no Clima. Também haverá a participação de Sérgio Xavier, coordenador do projeto SPIPA do Centro Brasil no Clima, que fará a abertura do evento.

Realizador do evento, o CBC é uma instituição especialista em mudanças climáticas e que desenvolve análises, ações estratégicas e mobilização da sociedade na defesa do tema. Trabalha para implementar as NDCs, por meio de metas setoriais e regionais, o desenvolvimento de eixos econômicos de baixo carbono, a construção de estratégias de longo prazo para zerar as emissões de GEE até meados do século XXI. A NDC brasileira estabeleceu uma redução de 37% nas emissões de GEE até 2025 e 43% em 2030, em relação aos níveis emitidos em 2005.

Serviço

O quePernambuco apresenta políticas de baixo carbono no seminário nacional “Inovações pelo Clima – Estratégias estaduais para a construção do Brasil carbono Neutro” 

Quando: 29 de setembro de 2020 – 14h30 às 16h30

Transmissão: YouTube do Centro Brasil no Clima

 

ASCOM

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: