Publicidade


Pescadores e Governo do Estado discutem proteção do território pesqueiro no Litoral Sul

11 abr 2022|Postado em:Notícias, RECIFE

Dez meses depois de dar entrada no pedido de criação de uma Reserva Extrativista no Litoral Sul de Pernambuco, pescadores participam nesta segunda, dia 11, às 10h, de reunião para discutir o assunto, na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas). Liderados pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) NE2, eles vão se informar sobre o andamento do processo de criação da Resex do Rio Formoso e pedir celeridade ao governo do Estado.

A Reserva Extrativista é uma garantia da manutenção da atividade pesqueira no complexo estuarino do Rio Formoso, formado pelos rios Formoso, Passos e Ariquindá. Pelo menos 2.492 famílias de pescadores e pescadoras artesanais atuam no local, coletando peixes como a tainha, ostras, caranguejos e também mariscos, a exemplo da unha-de-velho. Vivem ainda da pesca artesanal no estuário 80 famílias do Quilombo Engenho Siqueira, município de Rio Formoso.

A Resex do Rio Formoso envolve três municípios do Sul de Pernambuco: Rio Formoso, Tamandaré e Sirinhaém, abrangendo um total de 2.615,91 hectares de manguezal. Reserva Extrativista é uma unidade de conservação utilizada como meio de subsistência por populações tradicionais. Ao criar uma Resex, o Estado protege os meios de vida e a cultura dessas pessoas, garantindo sua segurança alimentar. Numa Resex, é praticado o uso sustentável dos recursos naturais.

A criação da Resex do Rio Formoso é uma iniciativa da Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), das Colônias de Pescadores Z5 (Tamandaré) Z6 (Barra de Sirinhaém) Z7 (Rio Formoso), da Associação Mangue Verde e da Associação da Comunidade Quilombola do Engenho Siqueira (ACQES). A ação tem apoio da Rare Brasil, Instituto Meros, Peld Tams (CNPq-UFPE), Instituto Recifes Costeiros e Cepene-ICMBio.

Em julho de 2021, o pedido de criação da Resex foi formalizado junto à Semas, sob o número do protocolo 3600007980.000043/2021-19. Os pescadores juntaram ao pedido de criação da Resex do Rio Formoso todos os estudos técnicos e fundiários necessários à criação de uma Resex.

O quê: Reunião sobre proteção do território pesqueiro no Litoral Sul

Horário: 10h

Onde: Semas-PE, Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1339 – Aflitos, Recife – PE

Colaboração-Verônica Falcão

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: