Publicidade


População enfrenta fila e reclama de dificuldades para fazer recadastramento na Central do CadÚnico no Recife

27 out 2021|Postado em:RECIFE

Filas e reclamações marcaram a manhã desta quarta-feira (27) na frente da Central De Atendimento Do Cadastro Único (CadÚnico) do Bolsa Família, localizada no Centro do Recife. Beneficiários reclamaram da quantidade de fichas distribuídas para o atendimento e da falta de comunicação com os funcionários do local.

“Tenho vindo aqui desde a sexta-feira [22 de outubro] e não consigo ficha. Cheguei às 5h todas as vezes, mas já tinha muita gente na fila. É impossível conseguir”, relatou a manicure Dayna da Silva, de 29 anos.

Mãe de dois filhos, Dayna contou que mora no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, e precisa pegar duas conduções para ir e outras duas para voltar. A Central de Atendimento do CadÚnico fica localizada na Rua do Imperador Pedro II, número 307, no bairro de Santo Antônio, na área central da capital pernambucana.

“Na segunda-feira [25], disseram que distribuíram 200 fichas. Hoje [quarta, 27], disseram que foram mais 160. Mas ninguém vem explicar porque só essa quantidade. Quando acaba a distribuição, só mandam a gente ir embora”, relatou a manicure.

Dona de casa, Maria do Socorro da Silva contou que já buscou atendimento outras vezes e não conseguiu — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Dona de casa, Maria do Socorro da Silva contou que já buscou atendimento outras vezes e não conseguiu — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Ela é beneficiária do Bolsa Família e recebe um valor de R$ 130 mensal. “Eu estava recebendo o auxílio emergencial. Quando fui ver no aplicativo do Caixa Tem, tinha que meu cadastro do Bolsa Família foi suspenso. Disseram que era só fazer o recadastramento para voltar a receber o dinheiro, mas como, se não atendem a gente?”, afirmou.

Situação parecida foi relatada pela dona de casa Maria do Socorro da Silva, moradora do bairro de Alta de Santa Terezinha, na Zona Norte. Ela contou que é responsável pela neta de 5 anos e que também já tentou atendimento no local outras vezes.

“Eu preciso ver o que está acontecendo. Em abril, cortaram o Bolsa Família e informaram que eu ia receber apenas o auxílio emergencial. Mas acabou o auxílio e agora não estou recebendo nem um, nem outro”, relatou.

O Auxílio Emergencial, do governo federal, chega ao fim no dia 1º de novembro e não deve ser prorrogado, de acordo com o Ministério da Cidadania. O Bolsa Família também deve deixar de existir em novembro, quando o novo programa chamado Auxílio Brasil deve ser implementado.

O novo benefício, segundo o governo, vai pagar um valor de pelo menos R$ 400 mensais aos contemplados até o final de 2022.

Segundo Maria do Socorro, pessoas que estavam na fila contaram que chegaram por lá ainda na noite anterior para guardar lugar e conseguir pegar uma das fichas de atendimento. “É difícil, porque eu não tenho como dormir na rua para tentar pegar uma ficha, mas eu preciso do atendimento”, declarou.

Por meio de nota, a prefeitura do Recife, responsável pelo cadastro na Central de Atendimento, informou que “entrega de 160 a 200 fichas de atendimento para atender a população, não havendo necessidade das pessoas chegarem durante a madrugada no local”.

A gestão municipal também afirmou que “a partir de relatos dos usuários, a alta procura por atendimento no local se dá por causa dos recentes pronunciamentos do Governo Federal a respeito deste programa, que que substituirá o Bolsa Família, e por isso tem chamado atenção da população e aumentado a procura”.

Segundo a prefeitura, ainda não há sinalização do governo federal para que haja o cadastramento do novo programa.

Por fim, a prefeitura afirmou que no Recife, a inscrição e atualização do Cadastro Único pode ser feita tanto na Central de Cadastro Único, cujo atendimento acontece das 7h às 15h; quanto nas 14 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) espalhadas pela cidade, que funcionam das 8h às 17h.

Fonte: G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: