Publicidade


Prefeitura do Recife concede Selo Verde para estabelecimentos que adotam medidas sustentáveis

19 nov 2018|Postado em:RECIFE

 

Estabelecimentos deverão atender uma série de pré-requisitos para conseguir a comprovação para atitudes e práticas sustentáveis

 

Os empreendimentos que adotam medidas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental e as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Recife já podem se cadastrar para receber o certificado ambiental ‘Selo Verde’. O documento é uma comprovação de que o estabelecimento desenvolve suas atividades baseadas em políticas e práticas sustentáveis. São estimuladas iniciativas que proporcionem redução do consumo de água e energia, aumento da cobertura verde e que gerem menos resíduos. Pensando em facilitar a adesão à certificação e diminuir a burocracia, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) disponibilizou o portal do Selo Sustentável.

Através do link: http://selosustentavel.recife.pe.gov.br, a população poderá ter acesso as informações necessárias para aderir ao Selo de Sustentabilidade Ambiental. Ainda no portal, o cidadão poderá encontrar a área do solicitante, local onde ele fará o requerimento para aderir ao Selo de Certificação. Outras informações, como Etapas; Empresas Credenciadas, Descrição de cada selo também estarão disponíveis.

Selo de Sustentabilidade Ambiental

O Selo de Sustentabilidade Ambiental certifica construções que adotam medidas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental e as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na cidade do Recife. Para receber o Selo de Sustentabilidade, o empreendimento habitacional ou comercial deve obedecer a cinco critérios obrigatórios e, de acordo com o número de critérios atendidos, o projeto ganha os seguintes selos: Diamante, Ouro, Prata ou Bronze. As pontuações são referentes às ações nas variáveis: Água; Energia; Gases do Efeito Estufa; Resíduos; Áreas Verdes e Biodiversidade.

Bronze: Para consegui-lo, será necessário atingir a pontuação mínima em pelo menos 02 variáveis, das cinco existentes.

Prata: será necessário atingir a pontuação mínima em pelo menos 03 variáveis.

Ouro: será necessário atingir a pontuação mínima em pelo menos 04 variáveis, das cinco existentes.

Diamante: será necessário atingir a pontuação mínima em todas as 05 variáveis existentes.

A Certificação é facultada a qualquer empreendimento público ou privado, de uso habitacional, não habitacional ou misto, no âmbito do território do Município do Recife e será concedida aos empreendimentos existentes ou aqueles a serem implantados. Todos os empreendimentos deverão apresentar documentação necessária, bem como não contar com pendências relativas ao licenciamento e/ou fiscalização ambiental.

A adesão à Certificação em Sustentabilidade Ambiental do Recife é de iniciativa voluntária e sua implementação é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente com o apoio do Conselho do Meio Ambiente do Recife (COMAM) e do grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do Município (GECLIMA).

A validade do selo é de três anos. Nesse período, no entanto, o empreendimento pode ter sua certificação suspensa, caso as ações ou práticas sustentáveis sejam descaracterizadas.

Reconhecimento –  A capital pernambucana vai representar a América Latina no infográfico do Disclosure Insight Action –  CDP Cities, principal iniciativa do setor financeiro em relação a mitigação das mudanças climáticas. O reconhecimento se deu pela importância das ações que o Recife vem realizando ao longo do tempo no combate aos efeitos da mudança do clima. As cidades foram avaliadas em quatro áreas de redução das emissões dos Gases de Efeito Estufa GEE (fornecimento de energia, edifícios, mobilidade e resíduos), onde o município se destacou neste ano.

Por vários anos, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, vem reportando suas ações na plataforma do CDP Cities. A iniciativa escolhida pelo CDP para representar a cidade e a América Latina foi a elaboração de um Selo de Sustentabilidade Ambiental para propriedades comerciais e residenciais, onde novos edifícios que adotam medidas sustentáveis recebem um reconhecimento com base no número de medidas ambientais adotadas. O Selo faz parte do Plano de Baixo Carbono de Recife para reduzir as emissões.

Sobre o CDP – O CDP funciona como um sistema de divulgação global que mede, divulga, gerencia e compartilha informações sobre as mudanças do clima e outros aspectos da gestão sustentável de empresas, cidades, estados e regiões, reunindo o conjunto mais completo de dados ambientais auto-relatados no mundo. Seu objetivo é levar cidades, investidores e empresas a atuar de maneira responsável, construindo uma economia verdadeiramente sustentável por meio da medição, da compreensão e da mitigação dos impactos ambientais.

Fábio Araújo | Aline Benevides

Assessoria de Imprensa de Meio Ambiente

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: