Publicidade


Prefeitura do Recife planta 510 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica às margens do Rio Beberibe

29 nov 2018|Postado em:RECIFE

Ação terá duração de cinco dias e beneficiará mais de dois quilômetros da margem do rio

As margens do Rio Beberibe começaram a receber nesta quarta-feira (28) o plantio de 510 mudas de diversas espécies nativas da Mata Atlântica. A ação, desenvolvida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), vai durar cinco dias e beneficiará mais de dois quilômetros da margem do rio, evitando a erosão e o assoreamento.

A reconstituição da mata ciliar do Beberibe acontece próximo à Academia da Cidade do bairro Campina do Barreto, na comunidade Chão de Estrelas e é fruto de compensação ambiental e visa atrair a fauna e assim promover a restauração ecológica do local.

De acordo com Alessandra de Carvalho, chefe de setor de Arborização Urbana da SDSMA, as árvores escolhidas para este plantio são de espécies adaptadas ao ambiente mais úmido, como: saboneteira; cedro, ingá, Ipês, Jatobá, jenipapo, aroeira, entre outras.

Para Ubirajara Paz, gerente de Arborização Urbana da SDSMA, além de deixar o local paisagisticamente mais bonito, o plantio de árvores tornará o ambiente mais vivo. “Quem andar pelas margens do Rio Beberibe poderá ouvir mais os sons da natureza e a presença de animais”, destaca.

Toda ação foi acompanhada pelos alunos da Escola Estadual Francisco de Assis.

A mata encontrada nas margens de rios e córregos é conhecida como mata ciliar. Esta vegetação, além de reduzir o acúmulo de sedimentos (assoreamento) do leito dos rios, possui grande importância para a fauna, que a utiliza como corredores de trânsito entre fragmentos florestais. Com isso, recuperar a mata ciliar ainda promove a formação de refúgios para a biodiversidade na cidade, incrementando a biodiversidade de insetos e pássaros.

Além de promover a restauração ambiental nas margens do rio Beberibe, a arborização urbana contribui com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor e uma maior umidade relativa do ar.

Fábio Araújo | Aline Benevides

Assessoria de Imprensa de Meio Ambiente

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: