Publicidade


Ramal Jaboatão da Linha Centro do Metrô do Recife tem estações fechadas devido a problema na rede aérea

30 set 2021|Postado em:Jaboatão dos Guararapes, RECIFE

 

Equipe de manutenção do Metrô do Recife trabalha para restabelecer Ramal Jaboatão da Linha Centro, nesta quinta-feira (30) — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo CBTU, ficaram sem funcionar as estações Jaboatão, Engenho Velho, Floriano e Cavaleiro. Ônibus foram reforçados e uma linha especial foi montada para minimizar transtornos.

Um problema na rede aérea deixou o ramal Jaboatão da Linha Centro do Metrô do Recife sem funcionar e causou transtornos para os passageiros nesta quinta-feira (30). Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), foram fechadas as estações Jaboatão, Engenho Velho, Floriano e Cavaleiro.

A Linha Centro tem dois ramais, divididos a partir da Estação Coqueiral (veja mapa mais abaixo). O que segue para Camaragibe funciona normalmente, segundo a CBTU, sendo afetadas apenas as viagens para Jaboatão.

Para minimizar os transtornos, foram reforçadas as linhas 200 – Jaboatão e 220 – TI Jaboatão/TI Cavaleiro e ativada a linha especial Jaboatão/Barro, ligando estes dois terminais, informou o Grande Recife Consórcio de Transporte.

O problema nos cabos suspensos foi registrado antes da abertura do sistema, que acontece às 5h, perto da Estação Engenho Velho, segundo a CBTU. Uma equipe de manutenção foi encaminhada ao local, mas não havia previsão para o retorno da operação das estações até a última atualização desta reportagem.

Pelo WhatsApp da TV Globo, passageiros reclamaram de aglomerações nas plataformas. Quem precisou pegar ônibus também enfrentou dificuldades devido ao grande número de pessoas quem queria seguir viagem.

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, Elândia Amaral chegou por volta das 5h na estação que fica no Centro do município para seguir para o trabalho. “Não tinha trem circulando. Fiquei até umas 5h40 e preferi pegar um Uber para ir para a Ilha do Leite [no Recife]”, contou.

O pintor de paredes Henrique Silva relatou que mora próximo à Estação Coqueiral e chegou ao local por volta das 5h45.

“A estação estava lotada e não estava passando metrô. Eu tinha que ir até a Estação Centro para ir trabalhar, mas estava muito lotado, esperei quase uma hora e desisti. Achei melhor remarcar o horário com o cliente, mas muita gente não tem essa mesma facilidade”, disse.

O Metrô do Recife conta com as linhas Sul, Centro e Diesel. Os trens da Linha Sul passam por estações no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Já Linha Centro atravessa os municípios do Recife, Jaboatão e Camaragibe.

A Linha Diesel é operada por Veículos Leves sob Trilhos (VLTs) e passa pelas cidades do Recife e de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

Outros problemas

 

Em junho deste ano, um documento obtido pela TV Globo através da Lei de Acesso à Informação (LAI) apontou que o sistema do Metrô do Recife registrou, em 2020, 102 paralisações devido a problemas técnicos.

O número equivale a um registro do tipo por dia por três meses e meio. Em relação aos registros de problemas, foram 4.941 falhas ao longo do ano anterior. O mesmo relatório apontou que em 2021, até o mês de abril, foram mais 30 paralisações.

Apenas em abril deste ano, entre os dias 19 e 23, o metrô apresentou ao menos três paralisações devido a problemas técnicos. No dia 19, falhas na rede elétrica deixaram a Linha Sul mais de 12 horas sem funcionar e causaram um atraso na abertura da Linha Centro.

No dia 20, um trem quebrou na Estação Joana Bezerra e passou dez minutos parado, até que fosse retirado e a operação normalizada (veja vídeo abaixo). Já em 23 do mesmo mês, uma composição apresentou um problema elétrico e interrompeu o serviço da Linha Centro, deixando plataformas cheias.

Fonte: G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: