Publicidade


Recife cria manual sobre assédio e machismo que ensina ‘como não ser babaca no trânsito’

10 mar 2022|Postado em:RECIFE

“Ela está na parada esperando o busão. Não é convite para tua importunação!” e “A ciclofaixa é pública, o corpo dela não!”. Essas são algumas dicas reunidas no “Pequeno Manual Prático de Como Não Ser um Babaca no Trânsito”, lançado pela Prefeitura do Recife nesta quarta-feira (9).

A versão impressa do manual começa a ser distribuída em pontos turísticos, parques, estações de ônibus e praças na capital pernambucana na quinta-feira (10), segundo a administração municipal.

Manual tem dicas de “como não ser um babaca no trânsito” — Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação

Além de abordar o assédio e o machismo no trânsito, a cartilha busca conscientizar as pessoas sobre a importância da promoção de um espaço público mais democrático. Também estão previstas palestras internas com as agentes de trânsito da cidade sobre o tema.

A equipe da prefeitura percebeu, a partir da Pesquisa Origem e Destino de 2018, que a bicicleta tem uma distribuição desproporcional entre os gêneros, o que mostra que homens e mulheres não ocupam o espaço urbano de forma igualitária pelo fato de elas serem mais vulneráveis à violência.

Manual mostra “como não ser um babaca no trânsito” — Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação

Segundo os dados da pesquisa, as mulheres representam 54,18% dos deslocamentos realizados a trabalho e, mesmo assim, representam apenas 19,7% dos ciclistas. Nos ônibus, 63% dos passageiros são mulheres.

Manual orienta sobre “como não ser um babaca no trânsito” — Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação

Em táxis e transportes por aplicativos, elas são maioria: 73,34% e 51,8%, respectivamente. A pesquisa também apontou que as mulheres são responsáveis por 52,23% das viagens em carros particulares.

Fonte: g1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: