Publicidade


Recife prorroga inscrições em cursos gratuitos do programa Embarque Digital e tira exigência de nota mínima para candidatos

24 set 2021|Postado em:RECIFE

 

O Porto Digital reúne mais de 340 empresas com 13 mil trabalhadores especializados em tecnologia — Foto: Reprodução/TV Globo

Inscrições seguem até terça-feira (28), na internet. Ex-alunos de escolas públicas que fizeram Enem ou SSA nos últimos cinco anos podem se candidatar para capacitações em tecnologia.

A prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, prorrogou as inscrições do programa Embarque Digital, que oferece cursos gratuitos para qualificar ex-alunos de escolas públicas para ocupar vagas em empresas da área de tecnologia, que precisam de mão de obra qualificada. É possível se inscrever até a terça-feira (28), no site do Conecta Recife.

A gestão municipal excluiu a exigência de nota mínima para candidatos como critério de aprovação. Anteriormente, o edital estabelecia que o prazo de inscrição terminaria no domingo (26) e que os interessados deveriam ter, nos últimos cinco anos, nota mínima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou 50 pontos no Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE).

“Vamos ranquear a nota da maior para a menor. A maior nota é chamada primeiro até completar as vagas”, explicou a secretária executiva de Inovação em Educação do Recife, Ligia Stocche. Todos os estudantes residentes na capital pernambucana e que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas podem se candidatar.

O programa oferece, nessa primeira etapa, 200 vagas em dois cursos gratuitos de graduação tecnóloga com duração de dois anos e meio. As formações ofertadas são de análise e desenvolvimento de sistemas, com 50 vagas no turno da manhã e 100 no turno da noite, e sistemas para internet, com 50 oportunidades para o turno da noite.

O edital completo do programa foi disponibilizado na internet. Segundo a prefeitura, o projeto pretende oferecer 2 mil vagas, divididas por semestres, até 2024. Durante os cursos, que devem ser oferecidos em parceria com instituições de ensino superior particulares do Recife, os estudantes têm acesso a uma residência profissional nas empresas do Porto Digital .

“Tem uma disciplina, em todos os semestres, de residência profissional onde os alunos vão trabalhar na prática com os desafios enfrentados pelas empresas de tecnologia. Então, eles vão estar muito mais preparados para o mercado de trabalho”, afirmou a secretária executiva.

De acordo com Ligia, parcerias com empresas também devem ser feitas para ofertar vagas de estágio aos estudantes do projeto. “Eles [alunos] vão estar muito próximos dessas empresas que estão sempre contratando estudantes para os quadros de estágio. Algumas já nos procuraram querendo estabelecer parcerias. Eles vão poder estagiar desde o primeiro semestre”, disse.

Como contrapartida, no ato da inscrição, os alunos devem se comprometer a trabalhar, durante dois anos, para empresas do Recife, não necessariamente em território pernambucano.

Veja mais no G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: