Publicidade


Semas doa 300 mudas para recuperação de mata ciliar e nascente do Rio Várzea do Una em Moreno

6 nov 2020|Postado em:RECIFE

O plantio será realizado pelo Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Sem Terra (MST) na área do assentamento Che Guevara

Trezentas novas árvores serão plantadas, a partir das 9h, deste sábado (07), nas margens do Rio Várzea do Una e no entorno de sua nascente dentro da área do assentamento Che Guevara, no município de Moreno. As mudas foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE) ao Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores Sem Terra (MST). A iniciativa visa contribuir na recuperação de parte da mata ciliar e da vegetação ao redor da nascente.

As mudas usadas nesta iniciativa foram produzidas no viveiro-escola do Parque Estadual de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife. Todas as plantas são de espécies nativas da Mata Atlântica de Pernambuco, a exemplo do Angico, Jenipapo, Ipê Amarelo e Roxo. “Inauguramos esse equipamento em junho de 2019 e ele tem nos permitido realizar mais ações de reflorestamento e restauração florestal na região da APA Aldeia-Beberibe, assim como em outras localidades do Estado, como é o caso agora no município de Moreno”, disse o secretário de Meio Ambiente, José Bertotti.

O plantio será feito por meio de mutirão, reunindo colaboradores do movimento, moradores da localidade e voluntários. A ação integra o Plano de Reflorestamento do Governo do Estado de Pernambuco e também o Plano Nacional do MST “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, que tem como meta ampliar o verde com cerca de 100 milhões de novas árvores em todo país, em 10 anos. A iniciativa ainda tem o apoio da CNBB, estando inserida nas homenagens pelo Dia de Finados.

Afora recuperar áreas degradadas do Estado, os planos visam sensibilizar a população rural para a preservação do meio ambiente e estimular o registro de denúncias de atos de destruição ambiental ocasionados por meio do agronegócio e da mineração. Além disso, busca-se reforçar que a reforma agrária seja sinônimo de cuidado com os bens comuns da natureza.

Espécies a serem plantadas

100 mudas de Annona montana – Araticum Cagão;

50 mudas de Alchornea glandulosa – Tapiá;

50 mudas de Anadenanthera colubrina – Angico;

50 mudas de Genipa americana – Jenipapo;

25 mudas de Handroanthus impetiginosu – Ipê roxo;

25 mudas de Handroanthus albus – Ipê amarelo.

Serviço

O que: Semas doa 300 mudas para recuperação de mata ciliar e nascente do Rio Várzea do Una, em Moreno

Quando: sábado (07/11), a partir das 9h

Onde: Assentamento Che Guevara, em Moreno (Localização: http://bit.ly/cheguevaraMST )

 Gerência de Comunicação da Semas-PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: