Publicidade


Cisto: alterações mamárias devem ser tratadas 

19 jan 2021|Postado em:Uncategorized

Medo e insegurança são sentimentos vividos pela maioria das mulheres que detectam algum tipo de alteração nas mamas, afinal esse pode ser indício de câncer. Mas, antes de se desesperar, é preciso saber que existem nódulos, caroços ou qualquer outra alteração benigna que podem ser tratadas sem nenhum procedimento cirúrgico.

De acordo com a mastologista, Dra. Marcia Pedrosa, é raro um cisto mamário evoluir para câncer de mama. Ele é uma alteração benigna que surge na maioria das mulheres, geralmente em uma faixa etária entre 15 e 50 anos. “O cisto mamário é uma lesão de formato esférico, preenchida por líquido, localizada no interior da mama. Ele não costuma evoluir para câncer, se caracterizando como uma alteração funcional benigna, diferente do tumor”, explica.

De maneira geral, estes cistos não causam dor alguma e muitas vezes nem são percebidos pelas mulheres, ou apenas quando crescem. O cisto pode afetar uma ou as duas mamas, e costuma aumentar de tamanho durante o período menstrual, reduzindo novamente logo em seguida.

Ainda de acordo com Marcia, os sintomas podem aparecer como uma dor difusa em toda mama; presença de um ou de vários caroços que podem ser percebidos ao toque; sensação de peso na mama ou inchaço.  Além do autoexame, outras formas de identificar um cisto é por meio do exame de ultrassonografia da mama ou mesmo da mamografia.

TRATAMENTO – Normalmente um cisto não necessita de procedimentos cirúrgicos para serem retirados. Só tem indicação de punção ou investigação, quando cresce bastante ou se for caracterizado como cisto complexo, ou seja, com partes solidas / císticas ou com conteúdo vegetante.

Serviço:

Rio Mar Trade Center  

Endereço: Rua República do Líbano – Torre 3, sala 1802

Fone: (81) 9964724-99 / 30405999

 

Clínica Salute

 

Endereço: Av. Rui Barbosa, 715 sala 706.

Fone: (81) 8962-4517

Memorial Oncologia

 

Endereço: Rua das fronteiras, 175

Fone: (81) 2138-0777

Preceptora da residência médica do Imip

INFORME PUBLICITÁRIO

Por Patrícia França/ASCOM

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: