Publicidade


Beneficiários do Bandeprev são contra transferência da sede para São Paulo

14 jul 2021|Postado em:Notícias

 

Previdência – Foto: Bruno Campos/arquivo Folha de Pernambuco

Com a ida da instituição pernambucana Bandeprev para São Paulo, a entidade será gerida por funcionários do Banco Santander

Com a autorização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão do Governo Federal, o Banco Santander, que substituiu o Banco do Estado de Pernambuco (Bandepe), está consolidando a ida da instituição pernambucana Bandepe Previdência Social (Bandeprev), entidade de previdência privada fechada organizada para administrar o plano de previdência de seus funcionários, para São Paulo, de acordo com funcionários aposentados do Bandepe. O Bandeprev é um patrimônio pernambucano, com sede no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Com opiniões contrárias às mudanças que estão ocorrendo devido à Reforma no Estatuto da Bandeprev, os funcionários aposentados do Bandepe acreditam que não vão ter a mesma participação como nos dias atuais e consequentemente, a ida para São Paulo trará grandes prejuízos aos beneficiários e ao estado de Pernambuco.

“Os funcionários do Bandepe lutaram e conseguiram o Bandeprev, e hoje o Banco Santander, que substituiu o Bandepe após a compra pela ABN-Amro Bank, está fazendo com o apoio da Previc, que é uma entidade que consolida as entidades de previdência fechadas, algumas mudanças, como por exemplo, uma alteração no estatuto e estão levando a sede local, que sempre foi em Pernambuco, para São Paulo. A partir disso, o Bandeprev será gerido por pessoas estranhas, apenas funcionários do Banco Santander, e os associados não vão ter mais participação e isso vai trazer um prejuízo muito grande, tanto para Pernambuco, que está vendo um patrimônio voar para outra cidade, como também para os associados que contribuíram para isso ter o Bandeprev”, explica o representante de um grupo de aposentados do Bandepe, Valdemiro Cruz.

Ainda de acordo com Valdemiro, a mobilização tem como objetivo alertar para a ação do Banco Santander sob o Bandeprev. “Essa mobilização nossa é no interesse de que a mídia possa dar destaque a ação do Santander que traz prejuízos aos associados da Bandeprev, todos eles aposentados com idade superior a 70 anos. Além disso, é um patrimônio de Pernambuco, consolidado com imóveis, com valores que são aplicados e há rentabilidade. Isso está nos trazendo uma preocupação muito grande, porque foi mudado o Estatuto da Bandeprev e aprovado pela Previc. Nós até recorremos à justiça pedindo para que o estatuto que atualmente está em vigor fosse revogado, mas ainda não saiu a sentença”.

Com a Reforma do Estatuto aprovada junto a Previc, o Banco Santander está determinando algumas outras mudanças no Bandeprev além da preparação da transferência da sede para São Paulo, como: redução do número de diretores da Diretoria Executiva de 4 para 3; eliminação da eleição através do voto dos participantes na indicação do Diretor Administrativo; acabar com a paridade dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, passando de 6 membros para 3 membros e de 4 membros para 3 membros; as indicações dos membros tanto para os Conselhos quanto para a Diretoria Executiva pela patrocinadora, serão de sua livre escolha, podendo contratar quaisquer pessoas a sua preferência; acaba com a gratificação dos conselheiros; eliminação das reuniões mensais dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, passando a serem realizadas duas vezes por ano; demissões e/ou afastamentos de Diretores que são participantes da Bandeprev; demissões do corpo funcional da Bandeprev, com a terceirização dos serviços; e permissão ao patrocinador nomear qualquer pessoa para compor os cargos estatutários da Bandeprev.

Procurado pela equipe de reportagem da Folha de Pernambuco, o Banco Santander respondeu que “no parágrafo 1º. do Art. 1º do Estatuto (aprovado pela portaria Previc nº 176, de 23 de março de 2021) diz que a Bandeprev terá sede e foro na cidade de Recife, no estado de Pernambuco” e não deu maiores esclarecimentos sobre as mudanças expostas pelos funcionários aposentados do Bandepe. A equipe também procurou a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), mas não obteve retorno até o final do dia.

Bandeprev

A Bandepe Previdência Social (Bandeprev) é uma entidade de previdência privada fechada organizada para administrar planos de previdência no regime da Lei nº 6.435, de 1977 (atualmente, Lei Complementar nº 2001), instituídos como alternativa aos que antes eram operados pela CAPRE – Caixa de Previdência e Assistência dos Funcionários do Banco do Estado de Pernambuco S.A. – Bandepe.

Atualmente, a Bandeprev conta com três planos de Benefícios Definidos: o Plano Básico e os Planos Especiais de Aposentadoria Suplementar 1 e 2, sendo patrocinada pelo Banco Bandepe S.A., pelo Banco Santander (Brasil) SA e pela própria Bandeprev.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: