Publicidade


Conheça benefícios que doadores de sangue podem ter em Pernambuco

6 set 2021|Postado em:Notícias, RECIFE

 

Geladeira de sangue do Hemope com estoque considerado crítico — Foto: Reprodução/TV Globo

Hemope tem registrado doações abaixo do esperado e, com isso, estoques estão baixos. Doadores podem ter direito à meia entrada e isenção em concursos estaduais.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) tem registrado doações do esperado e os estoques de sangue estão baixos. No estado, há duas que leis incentivam a doação de sangue nos hemocentros. Uma delas dá direito a meia-entrada em diversas atividades culturais, a outra isenta os doadores da taxa de inscrição em concursos estaduais.

São considerados doadores regulares os homens que doaram, no mínimo, três vezes em um ano, e as mulheres que doaram, ao menos, duas vezes em doze meses.

Para ter acesso aos benefícios, é necessário ter o documento de comprovação de sangue ou medula. A meia-entrada é válida para salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento.

De acordo com a deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), o documento deve ser solicitado no momento da doação. “Esse documento é expedido pelo próprio hemocentro, pelo Hemope que faz esse controle. A pessoa doando, eles mesmos pedem essa carteirinha que é ela que vai dar direito e acesso a meia entrada e a instituição dos concursos públicos”, explicou.

Existe a previsão de multa para os espaços que não cumprirem a lei, com sanções que vão de advertências até multa de R$ 500 a R$ 100 mil. Os estabelecimentos também podem ter sua licença cassada, caso não cumpram a determinação.

“O objetivo não é que ninguém pague multa, o objetivo é que cumpram a lei, mas quem não cumprir a lei tem que ter a penalidade para que tenha efetividade. É para salvar vidas”, afirmou a deputada.

Segundo o Hemope, antes da pandemia da Covid-19 o local recebia até 300 pessoas diariamente, agora a fundação conta com 200 doadores em dias de grande movimento.

Para o estudante Felipe Chambara, a doação de sangue virou parte da sua rotina. “É algo que já está correndo no seu corpo e que você vai salvar de três a quatro vida, sem esforço”, disse.

O estudante ressaltou que o processo, para ele, é tranquilo, não dói e é recompensador. “Você fica lá uma hora, é super bem tratado pelo pessoal do Hemope, no final ainda tem um lanche e tudo mais. Então é uma sensação muito gratificante a de salvar pessoas que você nem conhece”, declarou.

Como doar

 

Para fazer a doação de sangue é necessário ter idade entre 16 anos e 69 anos e 11 meses. Para os idosos, a primeira doação deve acontecer até os 59 anos e 11 meses. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal, além de levar uma cópia do RG.

Os doadores precisam ter mais de 50 kg, estarem alimentados e em boas condições de saúde, além de apresentarem um documento original com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.

Aqueles que tiveram Covid-19 devem esperar 30 dias após o último dia de sintomas para estarem aptos. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres.

O Hemope fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, número 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. Para evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, o hemocentro agenda as doações por meio do telefone 0800 081 1535. A ligação é gratuita.

Fonte: G1 

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: