Publicidade


‘Escola é um ambiente seguro, precisamos voltar presencial’, afirma secretário de Educação de Pernambuco

28 jan 2022|Postado em:Notícias

Escolas particulares voltam às aulas na terça-feira (1º) e escolas estaduais, na quinta-feira (3). No entanto, cidades do Grande Recife e interior optaram por ensino remoto. A preocupação é com os números altos de casos Covid-19, em virtude da variante ômicron. A Secretaria de Educação de Pernambuco defende que os estudantes retornem presencialmente (veja vídeo).

O secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros, fez um apelo nesta sexta-feira (28) aos pais e responsáveis. Ele espera que todos os alunos possam participar presencialmente. “Seguindo os protocolos, a escola é um ambiente seguro, precisamos voltar presencial”, afirmou.

Na quarta-feira (26), a Secretaria Estadual de Educação anunciou que adotará o protocolo usado em 2021, mas que existe a possibilidade de realização de atividades pela internet. A preocupação é com as perdas de aprendizado dos estudantes e também da convivência com o meio escolar devido a interrupções na frequência escolar durante a pandemia da Covid-19.

“As escolas estão preparadas para o retorno presencial com segurança para a gente correr atrás do prejuízo educacional da pandemia. É preciso que esses estudantes retomem a sua normalidade educacional, que exista um equilíbrio entre a questão sanitária e a questão educacional”, declarou o secretário.

De acordo com Marcelo Barros, as unidades de ensino vão seguir um protocolo rígido de biossegurança contra a Covid-19. “A gente sabe que existe um problema sanitário grave, essa questão do aumento da ômicron. Nós temos um protocolo de biossegurança. Ele já está assimilado pela comunidade escolar”, disse.

Uma das regras, segundo o secretário, é o afastamento de casos detectados dentro da escola “O estudante deverá se afastar por dez dias com sintomas e sete dias sem sintomas. Então, tudo isso nos gera certeza de que é possível retornar e presencial”, afirmou.

Marcelo Barros enfatizou a importância da vacinação da comunidade escolar, especialmente por conta do aumento dos casos e da predominância da variante ômicron. Apesar disso, o comprovante de vacinação não é exigido dos estudantes.

“Temos na rede estadual a maioria dos estudantes vacinados e 100% dos profissionais de educação completamente vacinados, inclusive com dose de reforço. A vacinação é a única arma que temos para resolver definitivamente essa questão da pandemia”, disse.

Mesmo diante da recomendação da Secretaria de Educação da realização de aulas presenciais e do não adiamento do retorno às aulas, na quarta-feira (26), três cidades anunciaram o adiamento da volta às aulas por causa da Covid-19 e da alta de gripe: Paulista e Ipojuca, no Grande Recife, e Carpina, na Mata Norte.

O secretário criticou a decisão. “A Secretaria Estadual de Educação tem orientado as secretarias municipais ao retorno presencial. Então, se os pais e responsáveis tiverem alguma dificuldade, podem também procurar as promotorias de educação do Ministério Público. É preciso estabelecer um diálogo franco com as prefeituras”, destacou.

Fonte: g1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: