Publicidade


Pernambuco renova até setembro de 2021 estado de calamidade pública nos municípios devido à pandemia da Covid-19

16 mar 2021|Postado em:Notícias

 

Palácio do Campo das Princesas é sede do governo de Pernambuco e fica no Centro do Recife — Foto: Pedro Alves/G1

 

Decreto do governo foi publicado no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (16) e reconhece a situação em todos os municípios e no distrito de Fernando de Noronha.

O governo de Pernambuco renovou, através de um decreto nesta terça-feira (16), o estado de calamidade pública em todos os municípios e em Fernando de Noronha devido à pandemia da Covid-19. A medida tem validade de seis meses, ou seja, segue em vigor até setembro de 2021.

A determinação considerou a “altíssima capacidade de contágio por cada pessoa doente com o coronavírus na transmissão” e que, a cada dia, têm se confirmado novos casos de pessoas infectadas em todo o território nacional.

O decreto também levou em conta que “o coronavírus apresenta elevada taxa de mortalidade que se agrava entre idosos, pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidas, além dos impactos ocasionados decorrentes das “perdas significativas na economia do estado”.

O governador Paulo Câmara (PSB) também considerou que “os habitantes dos municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelo evento adverso”. Essa situação, segundo o texto, “exige do poder Executivo estadual a adoção de medidas para restabelecer a normalidade nas regiões afetadas”.

Outro decreto de calamidade pública havia sido publicado em dezembro de 2020, sendo válido até junho de 2021. O primeiro decreto foi de 20 de março e renovado no dia 17 de setembro considerando todos os municípios.

Quarentena mais rígida

Na segunda-feira (15), o estado contabilizou o maior número de pacientes graves em leitos da rede pública, desde o início da pandemia, em março de 2020 . Também houve registro dos maiores números de solicitações de internamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Devido à piora no cenário da Covid-19 em Pernambuco, o governo do estado determinou, também na segunda-feira (15), a implantação de uma quarentena mais rigorosa em todo o território estadual, exceto em Fernando de Noronha. A medida é válida entre os dias 18 e 28 de março.

Coronavírus em Pernambuco

Na segunda-feira (15), mais 921 casos e 28 óbitos por Covid-19 foram confirmados no estado. Com isso, Pernambuco passou a totalizar 318.449 infectados pelo novo coronavírus e 11.411 mortes causadas pela doença, números que começaram a ser registrados em 12 de março de 2020.

Leia mais no G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: