Publicidade


Camburão da Alegria retorna às ruas de Olinda comemorando 30 anos de desfile e fazendo homenagens em despedida do Carnaval de 2023

26 fev 2023|Postado em:Olinda

 

(ARQUIVO DP)

A despedida é neste domingo (26)

Na despedida do carnaval de Olinda de 2023, o bloco Camburão da Alegria retorna neste domingo (26), às ruas, após dois anos de restrições sanitárias provocadas pela pandemia de Covid-19, comemorando três décadas de desfile, que ocorre sempre no primeiro fim de semana depois da Festa de Momo. A agremiação reúne, tradicionalmente, policiais militares e bombeiros, que trabalharam durante os dias de carnaval e querem aproveitar, ao menos um pouco, a alegria da festa, ignorando seu final, na Quarta-feira de Cinzas. O desfile está marcado para começar a partir das 10h, na Praça 12 de Março, em Olinda. Durante o Camburão, haverá várias atrações, como Danny Millee, Marquinhos Balada, Banda Pau e Choque, Jefferson e Afoxe Araode.

Depois de tanto tempo, o bloco está com a expectativa alta para este domingo. “Os dois anos sem sair foram horríveis. Realizamos ‘lives’ durante a pandemia, mas não é o mesmo de estar sentindo o calor dos foliões. Com a volta do bloco, nossas expectativas são as melhores, para que tenhamos um desfile de paz, sem violência. Que venham  para brincar”, disse o presidente do bloco, Jair Ferreira. Os organizadores esperam um número maior de foliões nesta edição. “Ainda tem os foliões que gostam de trazer seus familiares, sabe que o Camburão é um lugar que procuramos brincar com muita paz. Esperamos um grande público, e um pessoal muito animado.”

A ideia do Camburão da Alegria surgiu em 1992, idealizado por policiais militares que não conseguiam brincar carnaval, pois trabalhavam no período carnavalesco oficial e mesmo antes, nas prévias. Diante a falta de tempo, decidiram reunir a corporação e adotar um dia pós-folia. “Foi criado para os policiais que trabalharam tanto também pudessem ter um dia para participar da brincadeira, com seus familiares e amigos”, explicou Ferreira.

Com o passar dos anos, o bloco criou ligação com outros trabalhadores da segurança pública e demais profissões que também precisam atuar durante o carnaval. E não só. Desde sempre, a agremiação também atraiu os foliões que se recusam a dar adeus ao carnaval, já que o Camburão é um dos últimos blocos organizados a desfilar pela cidade, o mais importante pós-festa em Olinda.

“O Bloco representa a dimensão cultural de nossa Instituição Polícia Militar. Muitos veem a  polícia apenas com um tipo de posição, mas estão enganados. Além de sermos policiais e agirmos na segurança pública das pesoas em Pernambuco,  também sabemos fazer cultura” concluiu.

HOMENAGENS
Comemorando 30 de anos e a volta, após os dois anos de hiato, o bloco faz homenagem a Severino Martiniano da Silva, mais conhecido como Raminho de Oxossi de 94 anos, um dos primeiros Babalorixá de Pernambuco. Outros homenageados são o jornalista Rodrigo de Luna, o deputado Joel da Harpa, Márcio Botelho, vice-prefeito de Olinda e o radialista Zuka Show.

Para a festa marcada na manhã deste domingo, a tradicional agremiação promete colocar nas ruas olindenses oito trios elétricos e atrações de diversos gêneros musicais, entre brega, pagode, axé e, claro, muito frevo, durante o percurso, que vai até a Caixa Econômica do Bairro Novo.

TRÂNSITO
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda definiu, nessa sexta-feira, o esquema de trânsito para o desfile do bloco Camburão da Alegria, neste domingo (26). A interdição nos pontos fixos começará às 23h deste sábado (25) e vai até 23h do domingo, exceto para os veículos de utilidade pública, imprensa, moradores, para o acesso às suas respectivas residências, e aos veículos tipo carreta adaptado com aparelhos de sonorização para apresentação de músicas ao vivo. O cortejo vai da Praça 12 de Março até o antigo prédio da Caixa Econômica Federal.

O trecho é o seguinte: Av. Presidente Getúlio Vargas, no trecho compreendido entre a Rua Eduardo de Moraes e a Rua do Sol. Vias que estarão bloqueadas para acesso à Av. Presidente Getúlio Vargas, no período de 23h do dia 25 de fevereiro de 2023 às 23h do dia 26 de fevereiro de 2023:  Rua Cel. Henrique Guimarães, Rua Cel. João Joaquim Antunes, Rua Eugênio Luciano de Melo, Rua Pedro de Assis Rocha, Rua Luís de Carvalho, Rua Cel. Alberto Lundgreen, Rua Elesbão de Castro, Rua Francisco Ambrósio de Barros Leite e Rua Dr. Manoel de Barros Lima.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: