Publicidade


Agrinordeste supera expectativa de público em 2018

20 out 2018|Postado em:RECIFE

 

O 26º Agrinordeste supera todas as expectativas, com o registro de mais de 32 mil inscritos durante os três dias da mostra. O evento reuniu o setor do agronegócio de 09 a 11 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco, com 230 estandes em 7 mil metros quadrados de área. Na programação: Feira dos Produtos do Campo, Seminário, Festival Gastronômico Sabor do Campo, Arena Agrinordeste, 1ª Expoavícola e 6ª Norcana.

“O evento consolida uma nova forma de apresentar à sociedade a força e a dimensão do setor agropecuário, agregando em torno de si todos os setores econômicos, culturais e sociais”, destaca o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra. Ele adianta que em 2019 o evento sediará a Agropec Semiárido, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A expectativa é de que a edição do próximo ano cresça mais de 40% em relação a 2018.

A Feira de Produtos do Campo foi um sucesso de vendas. Conforme depoimento do produtor de mel, do Vale do São Francisco, José Nilton. “Vendemos todo o estoque e estamos levando pedidos para entregar posteriormente, aos novos clientes que conseguimos no Agrinordeste”, conta ele.

Por sua vez, o 4º Show de Lácteos premiou os melhores das categorias queijos tipo coalho A e B, queijo de manteiga, produto inovação e doce de leite. No quesito doce de leite pastoso, os vencedores foram os laticínios Produtos Venturosa (Venturora) e Doces Santa Terezinha (Águas Belas). As empresas Produtos Venturosa (Venturosa) e Nutriflora (Camocim de São Félix) levaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, na categoria Queijo Coalho “A”.

O prêmio Inovação foi para a Nutiflora, que ficou em primeiro lugar com o Queijo de Coalho Maturado. O segundo lugar foi da Queijoaria Artesanal D’ Aroeira (Poço Verde), com a Aroeira Velha. O laticínios Mungulú (Jupi) ficou em primei lugar na categoria Queijo Coalho “B”, seguido do Laticínios Queijo Nobre (Venturosa).

Já o Festival Gastronômico Sabor do Campo trouxe palestras e aulas shows de chefs renomados como o francês, Erick Jacquin, que também é júri do programa Masterchef Brasil, do chef consultor, Duca Lapenda, e de Roberto Ravioli, ícone da cozinha italiana e destaque do programa “É de Casa”. Por sua vez, o Concurso de Novos Talentos reuniu alunos de 12 instituições inscritas. Os vencedores foram Mauro Jonh Souza e Richard Feitosa, da Unibra, seguidos de Hiale Cavalcanti e Keyla Amorim, da Faculdade Metropolitana, e com o terceiro lugar Maria Isabela e Lucas Justino , da Faculdade Boa Viagem.

A Arena Agrinodeste ofereceu desfile de Moda Country, oficinas gratuitas, aulas práticas sobre Agility e adestramento de cães, doma racional, casqueamento e ferrageamento de cavalos. A apresentação dos caninos foi um show á parte para o público que lotou o espaço.

A 1ª Expo Avícola do Nordeste, realizada em parceria com a Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), reuniu grande produtores do País, que tiveram a oportunidade de conhecer aqui as tendências do setor. Além de Pernambuco, participaram os estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas e Ceará. Durante o evento foi realizada reunião, com participação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da entidade Produtores de Ovos do Brasil (POB), a fim de discutir o Planejamento da Produção para 2019 e o Plano de Mídia.

A 6ª edição da Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana) também reuniu um grande número de visitantes para visitar os estandes e conhecer as novidades do setor, além de participar das capacitações. O evento foi realizado pela Faepe, em conjunto com a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-açúcar de Pernambuco (Sindicape).

O Agrinordeste também promoveu a 6ª sessão do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas. Na ocasião, o membro do Conselho Agrícola da África do Sul, Herman Fouché, apresentou palestra sobre as “Alternativas para produção de forragem nas regiões semiáridas de Pernambuco e África do Sul”. O debate reuniu presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária, superintendentes regionais do Senar, assessores técnicos do Sistema CNA/SENAR e das Administrações Regionais da entidade.

Com ampla divulgação na imprensa, o evento contou com o apoio com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE), do Banco do Nordeste do Brasil e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).

Assessoria de Comunicação do Sistema Faepe/Senar-PE

Marina Lima

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: