Publicidade


‘Caranguejo Gigante’ que homenageia Manguebeat é inaugurado às margens do Rio Capibaribe, no Recife

26 ago 2022|Postado em:RECIFE

Símbolo da homenagem ao Movimento Manguebeat, que projetou Chico Science e Nação Zumbi, nos anos 90, a escultura do “Caranguejo Gigante”, está de casa nova. A partir desta quinta (25), a estrutura fica em exposição permanente às margens do Rio Capibaribe, no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife (veja vídeo).

A escultura não é a mesma que fica na Rua da Aurora, no Centro da cidade, que é feita de metal. A nova estrutura tem cinco metros de altura e foi confeccionada para a realização da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), cujo tema, neste ano, foi o marco de três décadas do Manguebeat.

Ela foi instalada inicialmente no Largo da Cabanga, entre a Zona Sul e o Centro do Recife. Agora, foi levada para o Cais da Alfândega. A escultura foi pintada pelo coletivo Vacilante.

A transferência da escultura foi marcada por uma festa. Artistas se apresentaram, no início da noite desta quinta, lembrando o Movimento Mangue.

Fazem parte desse grupo os artistas plásticos Luciano Mattos, Heitor Pontes e Alexandre Pons. De acordo com eles, a ideia era retratar o Movimento Mangue “sem clichês, mas, ao mesmo tempo, com símbolos que representassem a sua identidade cultural”.

O “Caranguejo Gigante” tem revestimento parcial em resina de poliéster e fibra de vidro, tratamento e pintura automotiva. Ele mede 11 metros por seis metros. É iluminado por cinco refletores de led de 100 watts cada.

A intervenção faz parte do Projeto Recentro, desenvolvido pela prefeitura. Na área bueiros de ruas receberam intervenções urbanas que fazem referência ao Manguebeat.

As obras de arte, que parecem quadros expostos no chão, foram feitas pelos artistas Luciano Ferreira, Iraquitan Nascimento e Heber Oliveira, através de uma iniciativa da Secretaria Executiva de Inovação Urbana.

O Manguebeat surgiu no início dos anos 90, no Recife, misturando rock, música pop e ritmos pernambucanos, como maracatu e ciranda.

Para muitos, o ponto de partida do movimento foi o texto “Caranguejos com cérebro”, escrito em 1992. Além de Chico Science, que morreu em 1997, foram expoentes músicos do Mundo Livre S.A.

Fonte: g1 PE 

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: