Publicidade


Corpus Christi: tradicionais tapetes ganham versão com fuxico e alimentos doados, no Grande Recife

3 jun 2021|Postado em:Jaboatão dos Guararapes, RECIFE

A data católica de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira (3), contou com mudanças na tradicional homenagem feita com tapetes à eucaristia. No Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, a Paróquia São Pedro Apóstolo, na praia de Gaibu, teve um tapete de fuxicos, confeccionado com a colaboração dos fiéis. Em outras cidades, alimentos que serão doados a famílias foram usados na confecção.

Crianças e idosos se juntaram na produção do ornamento, que foi disposto na passagem da paróquia no Cabo. A dona de casa Fernanda Maria Gomes explicou que a ideia do tapete de retalhos foi criar uma conexão entre os fiéis, que estão fisicamente distantes devido à pandemia.

“Esse desafio foi proposto pelo nosso pároco, o padre Adailton, para que pudéssemos fazer o tapete diferente este ano, através de fuxicos. A importância maior era o momento da gente estar em casa e não estando com a mente desocupada, estar preenchendo através do fuxico”, disse.

Em Camaragibe, na Paróquia de São Pio X, localizada na área central da cidade, as celebrações da data acontecem às 7h, 9h, 11h e 19h. De acordo com o padre Henrique Benjamim, responsável pelas condução das missas, a organização da igreja foi para que não houvesse aglomeração dos fiéis e que se mantivesse o distanciamento social entre as pessoas.

“Todos os anos, nós fazíamos aquelas bonitas procissões pelas ruas, enfeitadas pelos tapetes, mas este ano, devido à pandemia, de uma forma mais simples, mas rica em espiritualidade, nós estamos aqui reunidos em número reduzido”, afirmou.

Segundo o padre, a paróquia também promove uma campanha de arrecadação de alimentos. “Durante todo o dia nós estamos arrecadando alimentos, a pastoral social aqui da nossa paróquia ajuda 150 famílias mensalmente e nas quartas-feiras nós oferecemos uma sopa para os mais pobres”, explicou.

Em Jaboatão dos Guararapes, a ideia para manter o distanciamento e mesmo assim celebrar a data foi a produção de um tapete simbólico, montado com alimentos doados.

De acordo com a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, localizada no bairro de Piedade, cerca de duas toneladas de alimentos foram colhidos para formar as imagens sacras no chão da igreja.

Os donativos foram arrecadados durante a semana e devem ser distribuídos a famílias pobres da comunidade. No local, as celebrações das missas acontecem às 7h e às 18h30. As entradas para a celebração foram disponibilizadas pela internet, mas já esgotaram.

Em Araçoiaba, a mesma ideia foi feita pela Paróquia Nossa Senhora do Monte, localizada na área central da cidade. De acordo com a fiel Deusani Cabral, o tapete com donativos é uma tradição da igreja.

“Este é o décimo ano que nós fazemos o tapete com alimentos. Nós promovemos uma campanha de solidariedade, para poder atender cerca de 100 famílias pobres do nosso bairro”, contou.

No local, as celebrações também foram modificadas devido à pandemia. “Restringimos o acesso ao santíssimo por grupos de cinco pessoas. A partir das 12h, cada grupo pode entrar e fazer suas orações e preces até às 18h, quando vamos ter uma única missa em celebração à data”, contou a fiel.

Veja mais no G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: