Publicidade


Hemope convoca doadores de sangue devido a baixo estoque; saiba como doar

2 set 2021|Postado em:RECIFE

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) tem registrado a diminuição de doações de sangue. Antes, o local recebia cerca de 300 doadores por dia. Atualmente, o número diário de pessoas que doam no local não chega a 200.

“É muito preocupante. Sangue não se fabrica, não se encontra em uma farmácia. Se as pessoas não vêm, pode faltar. Essa é a nossa preocupação, atender a hospitais, emergências e pacientes que, em seu tratamento, utilizam sangue”, afirmou a supervisora de captação de doadores do Hemope, Josinete Gomes.

De acordo com o hemocentro, os tipos sanguíneos A-, B+, O- e O+ estão com estoque considerado crítico. Já o estoque dos tipos AB+ e B- segue em estado de alerta. O tipo AB- é o único considerado com estoque estável.

“O risco é deixar de atender os pacientes. Isso é tudo que a gente não quer, mas pode acontecer. Causa suspensão de cirurgias, pode faltar insumo para o atendimento de um paciente. Nossa preocupação é essa”, declarou a supervisora.

Para o doador de sangue e contador Juliano Francisco da Silva, a doação é um ato de amor ao próximo. “A gente viveu um momento tão complicado ano passado, que ensinou muita coisa. Acredito que seja muito importante doar o sangue e deixar um pouquinho a rotina para ajudar o próximo”, disse.

Saiba como doar

Podem fazer doações pessoas com idade entre 16 anos e 69 anos e 11 meses. Para os idosos, é necessário que a data da primeira doação tenha acontecido até os 59 anos e 11 meses. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal, além de levar uma cópia do RG.

Segundo o Hemope, os doadores precisam ter mais de 50 kg, estarem alimentados e em boa condição de saúde, além de apresentarem um documento original com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos.

Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres.

O Hemope fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, número 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. Para evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, o hemocentro agenda as doações por meio do telefone 0800-081-1535. A ligação é gratuita.

Fonte: G1

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: