Publicidade


Hospital da Mulher completa cinco anos de atendimentos

10 maio 2021|Postado em:RECIFE

 

Hospital da Mulher do Recife – Foto: Divulgação

Unidade de saúde celebra data comemorativa com ações educativas, inauguração de painel e lettering humanizados

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, completa nesta segunda-feira, cinco anos de atuação, contabilizando 1,4 milhão de atendimentos realizados. A unidade foi inaugurada em 2016 pela Prefeitura do Recife e é, hoje, um equipamento de referência na assistência humanizada ao parto e em diversas outras especialidades, como gestação de alto risco, atenção à mulher vítima de violência e especialidades ambulatoriais.

O HMR está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco. Foram realizados 1.362.905 procedimentos, sendo mais de 913 mil exames; 228 mil consultas; 117 mil atendimentos realizados na emergência e 4,5 mil cirurgias.

Segundo a Diretora Geral do Hospital da Mulher, Isabela Coutinho, a expectativa é de investimentos na área de ensino para a unidade. “Para o futuro, além de manter o trabalho qualificado e acolhedor, vamos continuar investindo também no ensino. Atualmente, temos residência médica em ginecologia, obstetrícia, neonatologia e radiologia, além da residência em enfermagem obstétrica”, disse.

Para celebrar a data, o hospital irá realizar uma comemoração, com uma programação especial, que será organizada com todos os protocolos de proteção e segurança contra a Covid-19, para os pacientes e colaboradores da unidade de saúde.

As atividades iniciam no começo da manhã, com palestras educativas sobre assuntos como saúde mental na pandemia, prevenção da Covid-19, planejamento familiar, nutrição, entre outros. Durante o dia, o hospital terá ainda ações como distribuição de máscaras de proteção facial para pacientes, inauguração de um painel de arte na entrada do setor Covid e de um painel de lettering no 1º andar. Para encerrar o dia, haverá uma apresentação musical da Banda do Comando Militar do Nordeste.

Referência em maternidade e humanização 
A diretora, conta ainda que a unidade tem como destaque a maternidade, mas ao longo dos cinco anos, a humanização foi desenvolvida no hospital. “Esses cinco anos foram importantes para consolidar o Hospital da Mulher do Recife, como unidade referência no atendimento humanizado. Embora o carro chefe do Hospital seja a maternidade, a filosofia da humanização está em todos os nossos serviços, seja na assistência ao parto e nascimento, seja no atendimento da Covid 19, seja no ambulatório de especialidades, no acolhimento prestado à mulher vítima de violência ou em qualquer outro serviço por nós oferecido”, declarou.

O Hospital foi a primeira unidade de saúde construída pelo município, com o atendimento exclusivo para o público feminino. Hoje, o HMR é a unidade que realiza a maior quantidade de partos do Recife. Ao longo dos cinco anos de atuação, foram realizados 24.319 partos, sendo 16.052 normais e 8.267 cesáreas. Com a pandemia da Covid-19 na Capital pernambucana, o Hospital da Mulher se adequou para receber os pacientes com a síndrome respiratória aguda grave. Hoje, são 30 leitos de terapia intensiva e dez de enfermaria voltados para o tratamento de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: