Publicidade


Cidades do Grande Recife retomam aplicação de 2ª dose de CoronaVac; saiba como está vacinação

10 maio 2021|Postado em:RECIFE

 

Mulher é vacinada contra Covid-19 em posto de saúde em Araçoiaba, no Grande Recife, nesta segunda-feira (10) — Foto: Reprodução/TV Globo

Estado recebeu 40,6 mil doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantã, mas precisava de mais 71 mil além dessas, segundo governo.

Recife e cidades da Região Metropolitana que tinham interrompido a aplicação da segunda dose de CoronaVac retomaram a vacinação nesta segunda-feira (10), após uma nova remessa chegar ao estado no final de semana. No entanto, a quantidade de imunizantes é menor do que a necessária para concluir o esquema.

No sábado (8), chegaram 40,6 mil doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Segundo a Secretário Estadual de Saúde, o governo federal deixou de entregar, até agora, 71 mil doses do imunizante para “permitir a finalização dos esquemas vacinais”.

Com isso, a orientação do governo estadual foi para que todas as doses recebidas fossem utilizadas para completar o esquema vacinal. Além do Recife, Paulista Araçoiaba retomaram a vacinação com CoronaVac nesta segunda-feira (10).

As cidades seguem aplicando primeira e segunda doses da vacina AstraZeneca. Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes também têm estoques de Pfizer.

Confira, abaixo, a situação da CoronaVac na Região Metropolitana:

Recife

A capital pernambucana reagendou cerca de 21 mil pessoas que deveriam receber a segunda dose de CoronaVac entre os dias 29 de abril e 9 de maio, segundo a Secretaria de Saúde do município. No final de semana, chegaram 7.610 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan.

Nesta segunda-feira (10), a capital retomou a aplicação da segunda dose. O reagendamento foi feito de maneira automática pelo ConectaRecife.

Segundo o esquema montado pela Secretaria de Saúde, são vacinadas nesta segunda (10) as pessoas que estavam marcadas para o dia 29 de abril. Na terça-feira (11), as do dia 30 – e assim por diante.

O Recife utiliza, atualmente, AstraZeneca para primeira e segunda dose da imunização contra Covid-19 dos grupos prioritários e com comorbidades, além da Pfizer para imunizar grávidas e mulheres que deram à luz há menos de 45 dias.

Araçoiaba

Araçoiaba foi uma das cidades que interrompeu a aplicação de CoronaVac. O município recebeu 70 doses do imunizante, mas ainda tem cerca de 1 mil pessoas aguardando para receber a segunda dose, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização na cidade, Marília Lopes .

“Ligamos para os idosos que estão com a vacinação mais atrasada. A expectativa é fazer essas 70 doses hoje”, disse Marília Lopes.

Segundo a coordenadora, quando uma nova remessa chegar à cidade, os agentes de saúde devem entrar em contato com as pessoas que precisam tomar a segunda dose para que compareçam à unidade.

O município tem estoque de AstraZeneca e, atualmente, imuniza pessoas a partir de 60 anos e abriu cadastro para os que têm comorbidades com idades entre 55 e 59 anos, que deve ser feito através do site da prefeitura.

Paulista

A aplicação da segunda dose também foi retomada nesta segunda (10) em Paulista. A cidade, que interrompeu na quarta-feira (5) a vacinação com CoronaVac devido ao fim do estoque, recebeu 1.500 doses do imunizante. Segundo a prefeitura, das pessoas que já tomaram a primeira dose da Coronavac, 11.650 aguardam o complemento da imunização no município.

A segunda dose é aplicada em Paulista sem necessidade de agendamento. As pessoas que já completaram 28 dias desde a primeira dose devem seguir a um dos pontos de imunização com documento de identificação e cartão de vacinação em mãos.

Os locais funcionam das 9h às 16h. Confira os endereços:

  • Centro Administrativo (Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222 – Maranguape I)
  • Drive-Thru da Aurora (Rua da Aurora – Centro)
  • Clube Municipal de Paratibe (Rua Dr. José Mariano, s/n – Paratibe)
  • Igreja de Nossa Senhora de Ó (Avenida Dr. José Cláudio Gueiros leite, 7113)
  • FASUP (Rua Dr. José Claudio Gueiros Leite, 3580 – Janga)
  • Drive PE-22 (Antigo núcleo do BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha)
  • Clube Municipal do Nobre (Rua do Nobre, s/n)

Igarassu

Com a chegada de 420 doses de CoronaVac, Igarassu iniciou nesta segunda-feira (10) a segunda aplicação do imunizante em pessoas com idades a partir de 70 anos. Segundo o secretário de Saúde do município, Igor Morais, a cidade ainda precisa de cerca de 6 mil doses.

“Elas já estão distribuídas nos nossos polos para vacinação das segundas doses atrasadas. Como o quantitativo foi muito pouco, faremos apenas dos idosos acima de 70 anos”, explicou Morais.

As pessoas que já completaram os 28 dias podem comparecer a um dos seguintes pontos de vacinação: Creche Tia Emocy Krause, Escola Municipal Dalila de Melo Fonseca, Escola Municipal Antônio de Pádua, Escola Municipal Cecília Maria de Vaz, Ginásio Jota Raposo e Centro de Artes de Igarassu.

É preciso levar o cartão de vacinação da primeira dose, documento com foto, cartão SUS ou CPF. O atendimento acontece das 8h às 14h.

“Estamos divulgando para as pessoas através dos veículos de comunicação da prefeitura, em carro de som e também com os agentes comunitários de saúde”, explicou o secretário.

Itapissuma

Com a chegada de 90 doses de CoronaVac, Itapissuma retomou nesta segunda-feira (10) a segunda aplicação do imunizante. Segundo a prefeitura, as pessoas foram informadas para comparecer aos locais de vacinação.

A Secretaria de Saúde do município afirmou que precisa de mais 90 doses para concluir o esquema vacinal dos idosos que receberam CoronaVac.

Outras cidades

Abreu e LimaCabo de Santo AgostinhoCamaragibeItamaracáJaboatão dos GuararapesMoreno São Lourenço da Mata suspenderam a aplicação da primeira e estão aplicando a segunda dose de CoronaVac. A AstraZeneca está sendo utilizada para ambas as aplicações.

Jaboatão recebeu 2.973 doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan e já contava com uma reserva de 2.081 doses da vacina. Para completar o esquema, a cidade necessita de 13.858 doses do imunizante.

G1 entrou em contato com Ipojuca, que estava com a aplicação de CoronaVac suspensa, para saber se a vacinação foi retomada, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Fonte: G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: