Publicidade


Sem Carnaval, ruas do Recife perdem um pouco do brilho, mas não o encanto

13 fev 2021|Postado em:RECIFE

 

Arnaldo Sette/DP

 

Em vez de ruas enfeitadas, o frevo tocando alto e a multidão fantasiada, o cenário é o oposto no dia em que seria comemorada a abertura do Carnaval 2021 do Recife. Do Marco Zero até a Ponte Duarte Coelho, no Centro, nenhum indício aponta que é o período carnavalesco. Esse ano as celebrações da maior manifestação cultural pernambucana foram canceladas por causa da pandemia da Covid-19. Nas ruas, o sentimento da população, para além da tristeza, é de esperança para com a vacina contra o coronavírus.

“É melhor a saúde do que pegar essa doença, não é?”, reflete dona Tiene Santos, 64 anos, que há 20 anos trabalha vendendo espetinhos na Rua do Sol, às margens do Rio Capibaribe. “Imagina se tivesse Carnaval, o povo estaria na folia. E a situação dos hospitais é grave. Fica difícil imaginar uma festa”, pondera.

Arnaldo Sette/DP

 

A barraca de dona Tiene tem uma vista privilegiada para a Ponte Duarte Coelho, que há 25 anos recebe o Galo Gigante, um dos símbolos do carnaval do Recife, mas que devido às medidas de restrição, a alegoria não foi montada. “Nesses mais de vinte anos que trabalho aqui, hoje o sentimento é de tristeza. Veja a ponte, não tem nada. Tudo que temos é doença e o povo nessa situação. Agora a ponte estaria bonita, cheia de animação, sem falar das pessoas de fora que vinham para ver o Galo Gigante. Agora não tem mais nada. Acabou”.

Para a socióloga Mônica Ayana, de 48 anos, que andava na ponte quando foi abordada pelo Diario, ver o local sem a estátua gigante causa estranheza. “O sentimento é estranho, pois todo ano vemos o Galo montado, vemos a alegria do povo pernambucano”, conta.  Ela atribui tal sentimento à forma como foi realizado o enfrentamento da pandemia. “Infelizmente, por conta das questões da vacina e do negacionismo, por não ter sido feita uma atitude prévia mais eficaz, para que essa pandemia não fosse tão grave aqui”, critica.

Leia mais: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: