Publicidade


IFPE passa aceitar histórico escolar para seleção de cursos superiores no Recife e prorroga inscrições

13 fev 2021|Postado em:RECIFE

 

Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) campus Recife, na Zona Oeste da capital pernambucana — Foto: Marina Meireles/G1

 

Na sexta (12), instituição alterou edital de ingresso para o primeiro semestre deste ano. Os candidatos podem se cadastrar até 25 de fevereiro, pela internet.

Os alunos interessados em entrar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) podem ingressar em cursos superiores, no Recife, por meio de análise de desempenho. Com a novidade, anunciada nesta sexta (12), o candidato tem como se inscrever usando o histórico escolar do ensino médio.

A mudança está prevista na retificação do edital do Processo de Ingresso 2021.1. Também nesta sexta, o IFPE informou que as inscrições foram prorrogadas até o dia 25 de fevereiro. O procedimento seria realizado, a princípio, até o dia 21 deste mês .

Assim como ocorre nas outras unidades do IFPE no estado, 50% das vagas disponíveis são reservadas para ingresso por meio da nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A outra metade das oportunidades é preenchida por meio da análise do histórico escolar.

Além disso, a instituição anunciou o acréscimo de 40 vagas para o curso técnico integrado em agropecuária em Belo Jardim, no Agreste, elevando o total de oportunidades abertas no processo seletivo para 4.942.

Para candidatos que concorrerão a vagas dos cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente não houve mudança na forma de ingresso. Será necessário apresentar o histórico escolar.

No caso do integrado, serão levadas em consideração as notas obtidas do 6º até o 8º ano do ensino fundamental. No subsequente, serão avaliadas as notas do 1º e 2º anos do ensino médio.

O objetivo, segundo a instituição, é não prejudicar estudantes no último ano de seus respectivos níveis que tiveram as atividades de ensino paralisadas por conta da pandemia.

Por meio do sistema de cotas, 60% das vagas são reservadas para estudantes da rede pública de ensino. Há também cotas para pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas, além de reserva para moradores da zona rural que optarem por cursos com vocação agrícola.

Inscrições

Todas as etapas do processo de inscrição ocorrem por meio da internet. Durante o procedimento, o candidato deve ficar atento.

É preciso inserir a pontuação obtida nas disciplinas ou provas solicitadas. Depois, o candidato deve assinalar se pretende concorrer às vagas ofertadas por meio da análise de desempenho escolar do ensino médio ou da nota geral do Enem, no caso dos cursos superiores. Também é necessário anexar documentos comprobatórios das notas.

Quem optar pelas notas do Enem, deve anexar o boletim individual, de acordo com a edição escolhida. O documento precisa conter o nome completo, a edição do exame, número de inscrição, CPF, e a íntegra das pontuações obtidas. Só serão aceitas as notas de uma edição.

O candidato deve ainda inserir manualmente a nota obtida em cada área (linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação).

Quem escolher a opção histórico escolar, deve anexar a cópia digital frente e verso do documento, constando nome completo, carimbo e assinatura ou certificado digital do responsável pela escola.

Caso não seja possível anexar o histórico escolar, o candidato poderá anexar declaração com as médias das disciplinas do primeiro e segundo ano, assinatura e carimbo do responsável pela escola.

Os que optarem pelo histórico escolar devem estar atentos a exigências do edital sobre as regras em relação a diferenças curriculares.

Nas escolas nas quais a oferta de determinadas disciplinas é subdivida, o candidato deve informar a média das subdivisões das disciplinas equivalentes.

Dessa forma, a média de língua portuguesa, por exemplo, deverá ser feita com base nas notas de gramática, redação e literatura.

Se em vez de subdivisão houver aglutinação de disciplinas, o candidato deve repetir a nota. Por exemplo, se o histórico não apresentar as disciplinas de física, química e biologia, mas tiver ciências, o candidato deve utilizar as notas dessa disciplina no formulário de inscrição, repetindo-a.

Música

No caso dos candidatos aos cursos da área de música, tanto superior quanto técnico, haverá ainda uma etapa adicional de performance, que ocorrerá por meio da submissão de um vídeo. O período para envio on-line desse material foi prorrogado para 26 a 28 de fevereiro.

Os candidatos podem optar por entregar de forma presencial, nos dias 26 de fevereiro (das 9 às 12h e das 14h às 17h) e no dia 1º de março (das 9 às 12h).

Resultado

A divulgação do listão está prevista para o dia 15 de março. Quem for aprovado deverá realizar matrícula a partir do dia 17 de março. As datas da matrícula e do início das aulas variam de acordo com o campus escolhido.

Fonte: G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: