Publicidade


F(r)icções: Dossiê multimídia pernambucano analisa a violência no cinema 

2 mar 2021|Postado em:Artigo

 

Filme Martírio. Crédito Vídeo nas Aldeias – Divulgação

“Estilhaços de Violências e Resistências” faz parte do projeto que divulga estudos acerca do cinema regional e nacional

Continuando o ciclo de publicações multimídia sobre o cinema pernambucano e nacional, o projeto F(r)icções lança a partir desta quarta-feira (3) o dossiê “Estilhaços de Violências e Resistências”, trazendo uma live de lançamento com a documentarista pernambucana Cynthia Falcão, a partir das 19 horas. O acesso é gratuito e acontecerá no canal da Combo Multimídia no Youtube (https://bit.ly/3kB38By).

A segunda etapa do projeto de pesquisa cinematográfica aborda a forma como os filmes representam imaginários de violência e resistência (física, econômica, simbólica, etc), a partir das construções sociais, políticas e culturais.

“Para mim, o desejo de pesquisar a violência por meio da imagem cinematográfica veio pelo contato com filmes recentes, como Parasita, Bacurau e Coringa, que acenderam debates sobre a crítica social e a revolução política por meio de atos considerados violentos”, diz o roteirista e pesquisador Márcio Andrade, idealizador do projeto.

Na segunda semana do dossiê, será divulgado um ensaio escrito pela roteirista pernambucana Déa Ferraz sobre o seu filme Câmara de Espelhos, que trata sobre a violência de gênero. Em seguida, a terceira semana traz a realizadora Éthel Oliveira para participar de um podcast com Márcio Andrade para falar sobre o seu filme Semente – Mulheres Pretas no Poder, que retrata as lideranças negras a partir do assassinato de Marielle Franco.

Finalizando a sequência de publicações, na última semana, será liberado um vídeo-ensaio sobre o filme Martírio (de Vincent Carrell, Ernesto de Carvalho, Tatiana Almeida), que acompanha a violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá pelas forças de repressão organizadas por latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais.

Com realização da Combo Multimídia, produção da Tarrafa Produtora e incentivo com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, todos os materiais ficarão acessíveis em friccoes.com.

Eduarda França – Assessoria de Imprensa

INFORME PUBLICITÁRIO

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: