Publicidade


Sinais iniciais de Parkinson e Alzheimer podem ser confundidos com processo natural do envelhecimento

5 jan 2021|Postado em:Artigo

 

Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/geralt-9301/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=97986">Gerd Altmann</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=97986">Pixabay</a>

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

 

Diagnóstico prévio pode aumentar a qualidade de vida dos pacientes

Na terceira idade, homens e mulheres devem manter uma boa rotina de idas ao neurologista. Pois, a incidência de doenças degenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer, tornam-se mais frequentes em idosos. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de conseguir controlar e retardar o avanço desses problemas e, consequentemente, a expectativa e qualidade de vida podem aumentar.

“Na doença de Parkinson há uma morte de neurônios da substância negra que produzem dopamina e desempenham papel importante na manutenção do movimento motor. Na doença de Alzheimer há degeneração e morte de neurônios cursando com alteração progressiva das funções cerebrais, afetando a memória, comportamento, pensamento e capacidade de aprender”, explica o assessor médico do Grupo FQM e neurologista, Dr. Willians Lorenzatto.

As duas doenças, em seus sintomas iniciais, podem ser confundidas com o processo natural do envelhecimento, por isso, exames clínicos e a avaliação de um neurologista são muito importantes. O Parkinson acomete o sistema locomotor, causando lentidão e rigidez muscular. O sinal mais característico que, muitas vezes, pode chamar a atenção do paciente e familiares para a procura de um especialista são os tremores. Enquanto, no Alzheimer, a perda de memória e a falta de entusiasmo na realização das atividades do dia a dia são os principais sintomas. Em ambos os casos, o quadro é progressivo e, com o passar do tempo, causa uma extrema dependência de terceiros.

No Parkinson, homens são os maiores acometidos. O inverso acontece na doença de Alzheimer. Além da idade, o fator genético tem influência nas doenças. Entretanto, a qualidade de vida do paciente, como a prática de exercícios físicos, boa alimentação e acompanhamento médico são necessários para retardar a progressão do quadro. “Em todas as doenças degenerativas essas práticas são importantes”, afirma Dr. Lorenzatto.

Sobre a FQM

A FQM é uma empresa do setor farmacêutico que está presente no Brasil desde 1932. Possui amplo portfólio de produtos que abrange tanto os destinados à prescrição médica, por diversas especialidades, assim como OTC. Seus produtos se enquadram em importantes categorias do mercado: medicamentos, cosméticos, correlatos e suplementos alimentares.

A empresa tem como compromisso a busca constante por inovação visando atender com excelência às necessidades do mercado farmacêutico no país, o que reafirma a sua consciência pela saúde, autoestima e qualidade de vida de toda a população.

 

Way Comunicações

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: