Publicidade


Após pico de 90% em fevereiro, ocupação de UTIs segue em queda em Pernambuco

8 mar 2022|Postado em:Notícias

 

Após pico de 90% em fevereiro, ocupação de UTIs segue em queda em Pernambuco

Leito de UTI em Pernambuco – Foto: Hélia Scheppa/SEI

Atualmente, segundo dados do Governo do Estado, leitos da rede pública têm 52% de ocupação

A taxa de ocupação de leitos de UTI em Pernambuco segue em tendência de queda. É o que mostram os números da Central de Regulação do Estado.

O balanço mais recente, atualizado nessa segunda-feira (7), indica que 52% das 1.071 vagas estão ocupadas – esse percentual chegou a 90%, nível crítico, em 1º de fevereiro. Na rede privada, há 53% dos 172 leitos ocupados.

Após meses de cenário de queda e estabilidade, depois do momento mais crítico da pandemia no Estado, entre março e abril de 2021, com taxa de ocupação próxima aos 100% e filas por leitos, Pernambuco passou por uma nova aceleração de internações, a partir de dezembro.

Impulsionada pela variante ômicron do coronavírus, a taxa chegou a níveis de junho do ano passado, em torno dos 90%, mas seguem uma tendência de queda que já dura um mês.

total de solicitações por leitos também estão em redução. Nessa segunda, houve 10 chamados por UTIs, sendo sete para leitos pediátricos e três por vagas para adultos. Em janeiro, houve pico de chamados, com 174 registros no dia 6, logo após as festas de fim de ano.

A ocupação de leitos de UTI é um dos principais indicadores em tempo real da pandemia, uma vez que mostra como estão as internações no Estado.

Taxa de ocupação de leitos de UTI em Pernambuco durante a pandemia de Covid-19 (Gráfico: Seplag/PE)

 

Em relação aos leitos de enfermaria, há 35% dos 1.103 da rede pública e 8% dos 105 da rede privada ocupados.

Na semana epidemiológica 9 de 2022, encerrada no domingo (6), Pernambuco registrou 453 chamados por leitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), sendo que 84 resultaram em teste positivo pra a Covid-19.

O total de acionamentos é ligeiramente maior que o da semana 8, encerrada em 27 de fevereiro, quando houve 444 ocorrências. Já os casos positivos observaram queda de 33,9%, uma vez que haviam sido notificados 127.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*