Publicidade


Estoques de sangue do Hemope têm situação crítica devido à queda de doações com piora da pandemia e surto de gripe; saiba como doar

20 fev 2022|Postado em:Notícias, RECIFE

Os estoques de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) estão em situação crítica. De todos os tipos sanguíneos, somente o AB- tem nível considerado estável. Segundo os trabalhadores, as doações caíram na pandemia da Covid-19 e, com a redução de casos, voltaram a acontecer (veja vídeo).

No entanto, com o surto recente de Influenza A H3N2 e os altos números de contágio devido à variante ômicron do coronavírus, as doações de sangue despencaram. Segundo a direção do Hemope, cerca de 350 e 400 pessoas compareciam para doar, por dia, mas essa média caiu para 200.

São várias as situações em que uma pessoa precisa de uma transfusão de sangue, como cirurgias de grande porte, devido a algumas doenças crônicas e após acidentes graves, por exemplo. Segundo o Hemope, não há estoque de sangue disponível para pacientes que vão fazer cirurgias eletivas no estado.

Para estimular o aumento de doações, várias medidas foram adotadas para evitar o contágio por Covid-19 e facilitar a doação. Na entrada do Hemope, tem uma tenda montada para que ninguém fique no sol. É preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrar na fundação.

O Hemope recebe doadores de maneira espontânea e também com horário agendado através de uma ligação gratuita para o número 0800.081.1535. Nesse segundo caso, é possível evitar filas, de acordo com Gabriela Ortega, assistente social da fundação.

“O Hemope está precisando de todos os tipos sanguíneos, sejam positivos ou negativos, eles são bem-vindos. Não importa seu tipo sanguíneo, pode comparecer aqui no Hemope, estaremos recebendo todos os candidatos que queiram nos ajudar nessa corrente do bem”, declarou.

 

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e ser maior de 16 anos. Os menores de idade precisam ir acompanhados de um responsável. O Hemope fica na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife.

O estudante Thiago Araújo Silva, de 22 anos, foi ao Hemope com o coração cheio de generosidade. “Eu vim porque um irmão da igreja estava precisando de sangue e, há um bom tempo, eu não vinha. Acho que doar sangue, além de um compromisso com o próximo, também é um ato de amor. Tem tanta gente precisando de doação, e não custa nada a gente fazer esse gesto”, afirmou.

Gabriela Lopes Lima se cadastrou para ser doadora de medula óssea — Foto: Reprodução/TV Globo

A estudante Gabriela Lopes de Lima, de 18 anos, estava animada para doar sangue. Ela levou o namorado, mas, na triagem, foi verificado que ela estava com a pressão baixa e não poderia doar. De todo modo, ela aproveitou a ida ao Hemope para se cadastrar no banco de doação de medula óssea.

“Eu tenho tendência a ter pressão baixa, e tem que doar com a pressão no mínimo em 11, mas estava entre 10 e nove. Enfim, não deu e eu entendo que é uma questão de segurança. Estou fazendo [exame de sangue para poder fazer] doação de medula óssea, que também é muito importante”, disse a jovem.

Fonte: g1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: