Publicidade


Setor de serviços apresenta leve avanço em janeiro em Pernambuco

10 mar 2021|Postado em:Notícias

 

Atividades hoteleiras foram bastante impactadas pelas medidas restritivas. (Foto: Pixabay/Reprodução)

O setor de serviços, que responde por 75% da economia de Pernambuco, foi um dos mais afetados com a pandemia do coronavírus, principalmente por conta das medidas restritivas impostas para conter o avanço da contaminação da Covid-19. Porém, o setor entrou o ano com crescimento no estado, registrando alta de 1,6% em janeiro em relação a dezembro. O desempenho foi acima da média nacional, de 0,6%, e o nono maior incremento entre os estados brasileiros. Ainda assim, as atividades de serviços ainda não conseguiram se recuperar totalmente dos impactos, já que ficaram 4,5 pontos percentuais atrás do índice de fevereiro de 2020, mês que antecedeu as medidas mais restritivas. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.

Esse indicativo também é representado com a retração de 10,3% na comparação com janeiro de 2020. A queda nacional neste comparativo foi menos acentuada, de 4,7%. Já a retração do volume de serviços foi ainda maior no acumulado dos últimos 12 meses, chegando a uma queda de 13,7%. No Brasil, o recuo foi de 8,3%.

As cinco atividades pesquisadas tiveram retração entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2020. O pior desempenho foi registrado no segmento de Serviços prestados às famílias, com queda de 25,4%. Essa atividade inclui 23 tipos de serviços, como hotéis, bares, restaurantes, salões de beleza, espetáculos de artes cênicas e atividades esportivas em geral, e acumula quedas ainda mais agravadas pela pandemia. No acumulado dos últimos 12 meses, a retração do segmento foi de 45,3%.
Os outros setores que registraram recuo foram Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-10,7%), Serviços de informação e comunicação (-8,2%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (- 2,1%) e Outros serviços (-1,2%).

Turismo
As atividades turísticas de Pernambuco foram levemente impulsionadas por conta da alta estação de verão em janeiro. O aumento foi de 0,6%, enquanto o desempenho no país foi de 0,7%. O estado ficou em nono lugar entre as 12 localidades que a pesquisa avalia esse tipo de atividade, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que tiveram desempenho negativo. O turismo pernambucano também não repôs as perdas sofridas por conta da pandemia. A queda é de 23,6% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2020. A queda no Brasil foi de 29,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, a retração foi de 41,6% no estado e 39,5% na média nacional.
Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: