Publicidade


Grupo de corredores doa sangue no Recife: ‘queremos motivar as pessoas a fazer o bem sem olhar para quem’

22 nov 2021|Postado em:RECIFE

 

Grupo de corredores doa sangue no Recife: 'queremos motivar as pessoas a fazer o bem sem olhar para quem'

Corredores doam sangue no Recife — Foto: Coiotes Corredores/Divulgação

Idealizador conta que mãe já precisou de doação e, no momento de necessidade, percebeu que as pessoas só se mobilizam quando precisam. Ideia é transformar ação em rotina. Ao todo, 35 pessoas doaram.

Um grupo de corredores participou de uma maratona diferente da habitual. Ao todo, 35 pessoas doaram sangue na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), na área central do Recife, no sábado (20), e a promessa é voltar com ainda mais voluntários em fevereiro.

A ideia de trocar a corrida do final de semana por doação partiu de um dos organizadores do grupo de corrida, o analista de compras Anderson Amaral, de 37 anos, que busca colocar a ação na rotina.

“Nós queremos motivar as pessoas a fazer o bem sem olhar para quem está do outro lado”, declarou Amaral.

 

A mãe do analista de compras está tratando um câncer e passou por cirurgia, momento em que ele precisou pedir a amigos e parentes que fossem doar sangue. Foi quando notou que podia motivar outras pessoas e podia tentar transformar isso em rotina.

“Percebi que muitos só doam sangue quando têm um amigo ou parente doente. Nosso propósito, nessas doações, não é direcionar para alguém que esteja precisando”, disse.

Grupo de amigos faz ação solidária diferente a cada mês — Foto: Grupo Espalhando Luz

Grupo de amigos faz ação solidária diferente a cada mês — Foto: Grupo Espalhando Luz

Na primeira vez, em agosto, Amaral conseguiu que 30 pessoas fossem doar sangue. Nessa segunda vez, ele juntou os atletas do Coiotes Corredores e os integrantes do projeto social de voluntariado Espalhando Luz para a boa ação.

Ao todo, foram 44 pessoas, mas nove não puderam doar por descobrirem, durante a triagem no Hemope, que estavam com anemia ou frequência cardíaca baixa, explicou Amaral.

A próxima doação em grupo está marcada para fevereiro, quando o grupo espera levar ainda mais pessoas. O intervalo será sempre de três meses entre as doações, que é o intervalo mínimo recomendado pelo Hemope.

Para Anderson, doar sangue é um ato simples que pode salvar vidas. De acordo com o Hemope, uma doação pode beneficiar até quatro pessoas e não causa prejuízo algum ao doador, que se recupera completamente em poucos dias.

Estoques baixos

 

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) tem registrado doações do esperado e os estoques de sangue estão baixos. Segundo o Hemope, antes da pandemia da Covid-19 o local recebia até 300 pessoas diariamente, agora a fundação conta com 200 doadores em dias de grande movimento.

No estado, há duas que leis incentivam a doação de sangue nos hemocentros. Uma delas dá direito a meia-entrada em diversas atividades culturais, a outra isenta os doadores da taxa de inscrição em concursos estaduais.

São considerados doadores regulares os homens que doaram, no mínimo, três vezes em um ano, e as mulheres que doaram, ao menos, duas vezes em doze meses.

Para ter acesso aos benefícios, é necessário ter o documento de comprovação de doação de sangue ou medula, obtido no Hemope. A meia-entrada é válida para salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento.

Como doar

 

Para fazer a doação de sangue é necessário ter idade entre 16 anos e 69 anos e 11 meses. Para os idosos, a primeira doação deve acontecer até os 59 anos e 11 meses. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal, além de levar uma cópia do RG.

Os doadores precisam ter mais de 50 quilos, estarem alimentados e em boas condições de saúde, além de apresentarem um documento original com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.

Bolsa de sangue em doação feita no Hemope, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Bolsa de sangue em doação feita no Hemope, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Aqueles que tiveram Covid-19 devem esperar 30 dias após o último dia de sintomas para estarem aptos. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres.

O Hemope fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, número 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. Para evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, o hemocentro agenda as doações por meio do telefone 0800 081 1535. A ligação é gratuita.

Fonte: G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: