Publicidade


Mais de 100 estudantes do Núcleo na final da ONHB

8 jul 2022|Postado em:Notícias, RECIFE

 

Mais de 100 estudantes do Núcleo na final da ONHB

Foto: divulgação

O Colégio Núcleo conquistou um novo recorde ao classificar 108 alunos em 36 equipes para a final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo. O número de grupos finalistas foi superior ao de 24 estados do Brasil. Pernambuco começou a competição com 1.306 equipes e apenas 46 chegaram à final, sendo 36 do Núcleo e 10 de outras 10 instituições. O primeiro lugar do Estado também é da instituição e irá com as despesas pagas pela Unicamp, tanto das estudantes como da orientadora. A sétima e última fase da ONHB será realizada presencialmente nos dias 20 e 21 de agosto no campus da Universidade.

 

“É um sentimento indescritível, de muita emoção misturada com responsabilidade, mas com orgulho de cada estudante, professor e de todos que contribuíram para essa conquista”, contou Thatiana Stamford, diretora olímpica e de intercâmbios do Núcleo, sobre o recorde na competição. Em 2021, 96 alunos foram classificados. Neste ano, 108 estudantes estão na final e já são medalhistas. 

A ONHB é uma competição realizada com seis fases online com atividades de leitura, escrita, debate e reflexão, e uma última etapa presencial, com o objetivo de potencializar a aprendizagem nos ambientes digitais e valorizar a autoria e as interações entre alunos e professores, estimulando-os a descobrir novas formas de aprendizagem de história. Desde sua criação, em 2009, a competição é executada por equipes compostas por quatro pessoas: três estudantes e o professor orientador da equipe, para valorizar o esforço colaborativo.

Medalhista de prata na 13ª ONHB, Luana Araújo, faz parte do trio classificado em 1º lugar de Pernambuco na competição deste ano com as alunas Beatriz Borba e Maria Isabel Medeiros. Para ela, que sempre foi apaixonada pela disciplina de história e participa da olimpíada há 3 anos, a classificação foi emocionante. “A notícia me deixou em êxtase. Pulei, gritei e chorei, foi um misto de emoções em meio a ligações com a equipe, com a nossa orientadora e nosso monitor”, contou a adolescente, de 16 anos, que atualmente cursa o 2º ano do Ensino Médio.

Após dois anos da última etapa no formato on-line por causa da Covid-19, a Unicamp volta a receber as equipes classificadas em seu campus. De acordo com a jovem, a última fase é algo que deixa os olímpicos felizes, animados e ansiosos, tanto pela viagem, quanto pela experiência da prova presencial e a possibilidade de trocar ideias com competidores de todos os estados do país.

Apesar da expectativa de voltar para Recife com medalhas de ouro, a professora de história e orientadora de 35 equipes olímpicas, Marina Claudino, afirma que ainda há muito trabalho pela frente. “O resultado é fruto de um trabalho muito consistente de todo corpo escolar, além do trabalho específico dedicado à ONHB, às pesquisas, debates e discussões que vivenciei com os estudantes. Esperamos que nossos alunos consigam agora na prova dissertativa demonstrar todo trabalho construído e reflexões realizadas. Até lá, temos muitas aulas e leituras propostas aos estudantes”, disse.

Para a estudante Luana Araújo, a participação do estudante em atividades olímpicas é algo enriquecedor para o currículo escolar por ser um aprendizado que vai além das práticas comuns. “Independente do tipo de olimpíada escolhida pelo estudante, a participação nela vai agregar na formação dessa pessoa e ainda vai trazer conhecimento de forma prazerosa. É um tipo de experiência que marca o período escolar”, explicou a medalhista.

O diretor geral do Colégio Núcleo, Gilton Lyra, reforçou a felicidade da instituição com mais uma conquista em atividades olímpicas. “Nós estamos muito felizes e emocionados com mais esse recorde nacional conquistado por nossos estudantes e professores, principalmente por essa representatividade para a educação do país. E também por se tratar de uma atividade eletiva e com a complexidade que essa importantíssima Olimpíada do Conhecimento possui”, finalizou. Além da ONHB, a instituição participa e incentiva seus estudantes a participarem de outras olimpíadas escolares.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: