Publicidade


Moradores de 19 bairros da Zona Norte do Recife passam a contar com água nas torneiras todos os dias

20 abr 2021|Postado em:RECIFE

Sistema Aldo Céu passou a operar com mais vazão por causa das chuvas registradas no Grande Recife, em abril — Foto: Compesa/Divulgação

De acordo com a Compesa, devem ser beneficiados 120 mil residente em localidades que ficam em áreas planas da cidade. Chuvas que caíram abril elevaram nível de reservatórios que atendem a essas regiões.

Moradores de 19 bairros da Zona Norte do Recife passam a contar com água nas torneiras todos os dias, a partir deste segunda-feira (19). A mudança no sistema de abastecimento foi provocada pelo aumento de nível de reservatórios após as chuvas registradas nos primeiros dias de abril de 2021.

A alteração no fornecimento de água nessas localidades em áreas planas da capital pernambucana foi anunciada, nesta segunda, pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A empresa estima que sejam beneficiadas 120 mil pessoas.

Ainda segundo a Compesa, antes do ajuste no sistema, o regime de distribuição de água nessas áreas era de um dia com água para dois dias sem. Agora a população não terá mais rodízio de abastecimento.

Vejas as áreas contempladas

  1. Mangabeira
  2. Ponto de Parada
  3. Porto da Madeira
  4. Cajueiro
  5. Campina do Barreto
  6. Fundão
  7. Água Fria
  8. Bomba do Hemetério
  9. Beberibe
  10. Arruda
  11. Encruzilhada
  12. Hipódromo
  13. Torreão
  14. Campo Grande
  15. Espinheiro
  16. Jaqueira
  17. Tamarineira
  18. Rosarinho
  19. Aflitos

Sistema

A alteração no sistema de abastecimento foi viabilizada por melhorias nos níveis de barragens de acumulação de água na Região Metropolitana.

Com isso, o Sistema Alto do Céu passou a contar com ampliação de vazão de 200 litros por segundo. A companhia informou que esse sistema operava com uma vazão de 700 litros por segundo. Agora, passou a contar com 900 litros por segundo.

A mudança é resultado do aumento de 450 litros para 650 litros por segundo da água que é retirada dos rios Pitanga e Utinga, localizados em Igarassu, no Grande Recife.

Em Igarassu, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a média de chuva, em abril, é de 271 milímetros.

Entre os dias 1º e 16 deste mês, em 2021, foram registrados 235, 4% milímetros de precipitações. Isso é o equivalente a 87% do total previsto para o período.

Leia mais no G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: