Publicidade


Terminal Integrado Camaragibe, no Grande Recife, começa a funcionar no esquema de integração temporal neste sábado

31 jul 2021|Postado em:RECIFE

A partir deste sábado (31), o Terminal Integrado Camaragibe, no Grande Recife, passa a funcionar no esquema de integração temporal, onde o passageiro tem até duas horas para pegar dois modais por sentido de viagem, entre ônibus e metrô, e pagar apenas uma passagem. Para usufruir da mudança o passageiro deve pagar a tarifa com o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).

A implementação do sistema estava prevista para acontecer no dia 24 de julho, mas foi adiada devido a problemas técnicos em máquinas de venda e recarga do cartão VEM, localizadas no terminal. De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, o esquema é válido para o acesso a todas as 21 linhas de ônibus que passam pelo terminal e à estação do metrô.

“Vamos ver como vai ser porque a gente vai ter que passar o cartão aqui, é muita gente para passar pela catraca, parando e tudo. Tenho medo de chegar atrasada no serviço”, afirmou a auxiliar de serviços gerais Zilda Barbosa, na manhã desta sexta-feira (30).

A equipe da TV Globo esteve no terminal e registrou grandes filas e pessoas sem distanciamento social. A empregada doméstica Telma Maria contou que já utiliza o sistema de integração temporal em outros terminais.

“Se for que nem os outros [terminais] eu acho que vai facilitar sim, porque eu já uso o VEM normalmente e muita gente que pagava a passagem com dinheiro conseguia ir sentado, porque entrava na nossa frente. Aí a pessoa que usa o VEM ia em pé. Eu acho que melhorou bastante”, disse.

De acordo com o consórcio, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 17 funcionam no sistema de integração temporal. São eles: os terminais de Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá e Rio Doce.

Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) é usado para pagar passagens de ônibus e metrô no Grande Recife — Foto: Pedro Alves/G1

Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) é usado para pagar passagens de ônibus e metrô no Grande Recife — Foto: Pedro Alves/G1

Para pagar apenas uma passagem, o passageiro deve entrar no ônibus pela porta da frente, passar o cartão VEM no validador do coletivo e girar a catraca, ou passar o cartão no validador da estação de metrô para girar a catraca, antes do intervalo de duas horas. São válidos todos os tipos de cartão VEM, nas modalidades Comum, Estudante, Trabalhador, Passe Livre, Livre Acesso ou Idoso.

No terminal também são distribuídos gratuitamente cartões VEM do tipo Comum, mediante cadastro. É necessário apresentar um documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. A carga do cartão pode ser feita após o recebimento do vale nas máquinas de autoatendimento disponíveis no local

No caso de cobrança indevida de mais de uma passagem antes do período de duas horas, é necessário entrar em contato com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado (Urbana-PE), que faz a gestão do sistema de bilhetagem eletrônica.

O passageiro deve ligar para o número (81) 3125-7858. É preciso informar o dia, o horário do fato e o número do cartão VEM para checagem dos dados. Caso seja confirmada a cobrança indevida, o valor é devolvido ao vale, segundo o consórcio.

Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, é possível entrar em contato com o Grande Recife por meio da Central de Atendimento ao Cliente 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (81) 99488 3999, exclusivo para reclamações.

Fonte: G1 PE

Compartilhe:

Deixar uma resposta


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*


%d blogueiros gostam disto: